Vereadores visitam Lumenx, empresa em expansão no Vale da Eletrônica

Fabricante de tomadas e interruptores personalizados pleiteia doação de área para ampliar operações e empregos na cidade

Uma comitiva da Câmara Municipal de Santa Rita do Sapucaí esteve, nesta segunda-feira (9), na Lumenx Indústria e Comércio de Produtos Eletrônicos, empresa instalada no Vale da Eletrônica, com sede no Bairro Fernandes. Participaram da visita o presidente da Casa, Reinaldo Galinho (Cidadania), e os também vereadores Dionísio (União), Gato da Corrida (Cidadania) e Prof.ª Fabiana Salgado (Avante).

Os parlamentares foram recebidos pelos sócios da Lumenx, Carlos Emanuel Murad Cerqueira e Vinícios de Lima Silva, que apresentaram as instalações, os produtos e os planos de expansão da empresa. No mercado há 11 anos, a fabricante de tomadas e interruptores personalizados iniciou sua história como negócio incubado no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel).

Para possibilitar a ampliação das operações e do número de postos de trabalho da Lumenx no município, a Prefeitura enviou à Câmara o Projeto de Lei n.º 54/2023, que autoriza doação de área pública de 614 metros quadrados à empresa, no Bairro Bela Vista. A indústria planeja gerar 50 empregos permanentes até 2026, com previsão de faturamento de R$ 11,3 milhões entre 2023 e 2025.

A Lumenx desenvolve soluções tecnológicas para automação industrial, como interruptores conectados à internet que podem ser acionados por comando de voz. Articulada com o Arranjo Produtivo Local (APL) de Eletroeletrônica e com o setor de construção civil, a empresa investe em inovação e design para adaptar seus produtos a necessidades do cliente e projetos arquitetônicos, priorizando praticidade e estética.