Plenário homenageia beneméritas, capoeirista e agente da Defesa Civil

Câmara Municipal reconhece ‘Maria Bonita’, Victória Capistrano, Cláudia Goulart, Ana Flávia da Silva e Marcelino Ferrari

O plenário da Câmara de Santa Rita do Sapucaí encerrou os trabalhos de novembro, na última terça-feira (28), aprovando homenagens a cinco personalidades do município. Foram, ainda, encaminhadas ao prefeito Prof. Wander Wilson Chaves (União) seis sugestões e uma solicitação de informações apresentadas por parlamentares.

Uma das matérias aprovadas é o Projeto de Lei n.º 61/2023, que dá o nome da líder negra, cozinheira e benzedeira Maria Idalina de Jesus (1902-1997), a “Maria Bonita”, ao Coreto da Praça Santa Rita. A denominação foi proposta pelo Poder Executivo a pedido da vereadora Prof.ª Fabiana Salgado (Avante). Acompanharam a votação, entre outros convidados, descendentes da fundadora da Associação Santarritense José do Patrocínio e o secretário municipal de Cultura, Janilton Prado.

O nome de outra benemérita falecida, a educadora Victória Telles Capistrano (1907-1993), foi acrescentado ao da Praça da Criança, situada no Bairro Eletrônica, por iniciativa do vereador Toninho Costa (PSD), autor do Projeto de Lei n.º 40A/2023. O momento da oficialização dessa escolha contou com a presença de vários familiares de Victória, uma das responsáveis por criar e manter inicialmente o atual centro municipal de educação infantil conhecido como “Creche Santa Rita”.

Na mesma reunião, passaram pelo plenário e foram entregues duas moções de congratulações: ao servidor público municipal Marcelino Henrique Ferrari de Oliveira (n.º 24/2023), de autoria de Dito Veículos (Republicanos); e à estudante Ana Flávia da Silva (n.º 25/2023), de Antônio Longuinho (PDT). Marcelino obteve reconhecimento por sua atuação na Defesa Civil local e Ana Flávia, pela conquista do título de campeã mundial de capoeira nagô com apenas 16 anos.

Os vereadores aprovaram também o Projeto de Decreto Legislativo n.º 5/2023, de Toninho Costa (PSD), que concede o título de cidadã honorária santa-ritense à psicanalista e administradora Cláudia Pereira Goulart Vilela. Paulista de Lorena, Cláudia vive no Vale da Eletrônica há mais de 20 anos, já desenvolveu trabalho social na Sociedade de Assistência aos Pobres (Asilo) e hoje é ouvidora voluntária do Hospital Antônio Moreira da Costa.

Igualmente receberam aprovação as seguintes proposições de iniciativa parlamentar:

- Requerimento n.º 44/2023, dos vereadores Duzinho (PDT), Marquinho Tatinha (PDT) e Dito Veículos (Republicanos), pedindo esclarecimentos em relação à resposta original ao pedido de informações sobre o apoio da Prefeitura ao evento HackTown;

- Indicação n.º 93/2023, do vereador Duzinho (PDT), para manutenção da estrada entre Santa Rita e São Sebastião da Bela Vista, da estrada do Bairro Timburé e das pontes do Bairro Pouso do Campo;

- Indicação n.º 94/2023, da vereadora Prof.ª Fabiana Salgado (Avante), que pede sinalização vertical, instalação de radares e calçamento (com recursos estaduais) da estrada Santa Rita/Bela Vista;

- Indicação n.º 95/2023, do vereador Gato da Corrida (Cidadania), para pintura de faixas de pedestre, colocação de redutores de velocidade e reposição de placas de sinalização em vias urbanas;

- Indicação n.º 96/2023, do vereador Uiles (PDT), solicitando instalação de bebedouros no Estádio Municipal e nas Praças da Criança, Benedito Marques e Benedito Samuel dos Santos (Rua Nova);

- Indicação n.º 97/2023, do vereador Dito Veículos (Republicanos), que reivindica execução de plano abrangente de arborização urbana, a ser “elaborado por profissionais reconhecidamente capacitados”;

- Indicação n.º 98/2023, do vereador Messias (PSDB), contendo diversas sugestões para a futura regulamentação, por decreto do prefeito, da Política Municipal de Habitação de Interesse Social (PMHIS).

A próxima reunião da Câmara acontece no dia 5 de dezembro, terça-feira, a partir das 19h30, no Plenário Vereador Márcio Faria. A população pode acompanhar as sessões presencialmente, no Paço Legislativo Antônio Procópio da Costa (Praça Expedicionário Maurício Adami, n.º 22, Bairro Eletrônica), ou ao vivo, por redes sociais da Casa (página no Facebook ou canal no YouTube).