Vereadores discutem a LDO 2019 e realizam 14 sugestões ao prefeito

Na mesma reunião foram aprovados dois Projetos de Lei e lançado o livro "Delícias do Café"

Na noite da última segunda-feira, 05 de junho, aconteceu na Câmara Municipal a 16ª Reunião Ordinária do Poder Legislativo de Santa Rita do Sapucaí. 

Iniciada às 19h, como de costume, o presidente, vereador Vagner Gamarra, solicitou ao secretário, vereador Giácomo Costanti, que realizasse a leitura da ata da última reunião, realizada em 17 de maio de 2018. Discutida e aprovada a ata, a reunião seguiu com a realização da 1ª Audiência Pública para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019, momento em que o assessor de planejamento e desenvolvimento do Município, Maurílio Ribeiro Rezende, expôs aos vereadores as previsões de receitas, despesas e investimentos da Prefeitura Municipal. 

Seguindo os trabalhos, o secretário da Mesa Diretora procedeu a leitura de Ofícios encaminhados à Câmara, bem como 14 indicações elaboradas pelos legisladores santa-ritenses. 

Ainda dando prosseguimento à pauta, foi recebido um Projeto de Lei e votados outros dois. O primeiro homenageia o senhor Joaquim Ananias Ribeiro Mota, indicando seu nome como nome de rua em nossa cidade. O segundo projeto aprovado autoriza a doação de terreno da municipalidade à empresa Plastfer Indústria e Comércio.

Encerrando os trabalhos da noite, ocupou a Tribuna Popular a senhora Marina de Castro Barbosa, extensionista da Emater de Santa Rita do Sapucaí. Marina falou aos vereadores e público presente sobre o lançamento do livro “Delícias do Café”, de sua autoria. Na Tribuna, agradeceu o costumeiro apoio da Câmara Municipal e a todos aqueles que viabilizaram a publicação do livro. O trabalho de Marina foi enaltecido nos pronunciamentos de diversos vereadores, que também a parabenizaram pela obra.

 

Indicações

Os vereadores Professor Aldo, Cibele e Reinaldo (Galinho) indicaram ao prefeito a necessidade de se direcionar um caminhão pipa de hidrojato para as ações da Defesa Civil. Em outro documento indicaram elaboração de um cronograma da Secretaria de Obras no sentido de coletar,  por toda a cidade, utensílios domésticos velhos, como móveis, eletrodomésticos e eletrônicos. 

A vereadora Cida Paula indicou ao prefeito a destinação de um caminhão, uma máquina retroescavadeira e uma equipe da Secretaria de Obras exclusivamente para as demandas da Nova Cidade. Em outro texto a vereadora indicou a realização de reformas nos PSF’s, aquisição de uma ambulância exclusiva para atender aos PSF’s da Nova Cidade e a implantação do PSF 24 horas, objetivando a diminuição da fila e tempo de espera do Pronto Atendimento Médico. 

O vereador Miguel Caputo indicou ao prefeito que em contato com a empresa Remo Engenharia verifique a possibilidade de se instalar postes com iluminação pública no bairro Serrinha. Através de outra comunicação ao prefeito, o parlamentar indicou a recuperação asfáltica e o calçamento de diversas vias da cidade. 

O vereador Giácomo Costanti indicou ao prefeito a realização de reformas urgentes nas praças Benedito Ignácio (Rua do Queima), Hélio Job (Fernandes) e na praça da Alameda Nilo Costa e Silva (atrás do Estádio Erasmo Cabral). 

O vereador Marquinho Tatinha indicou ao prefeito a criação do Serviço Público de Orientação de Trânsito e Cobrança de Estacionamento (Zona Azul). Em outra manifestação, indicou ao chefe do Poder Executivo a implantação de estacionamento 35 graus nas vias em torno da Praça Santa Rita. 

O vereador Fábio Amarins (Binho), em dois documentos, indicou ao prefeito municipal o recapeamento asfáltico urgente da Rua dos Lírios (Marcos Baracat) e também a implantação do programa “Horta Comunitária” nas escolas municipais. 

O presidente da Câmara Municipal, vereador Vagner Gamarra, indicou ao prefeito a elaboração de um projeto para fomentar a vinda de novas empresas para cidade, sugerindo a doação de terrenos localizados entre a quadra do bairro Arco Íris e o Centro Empresarial. 

Os vereadores Alexandre Labruna e Vagner Gamarra indicaram ao prefeito a necessidade de se cobrir, com estrutura metálica, a quadra de esportes da Escola Municipal Coronel Joaquim Inácio. 

Os vereadores João Paulo Sampaio e Alexandre Labruna, na última indicação da noite, sugeriram ao prefeito municipal a elaboração de lei que autorize o Poder Executivo a conceder abono salarial aos professores em atividade. 

Todas as quatorze indicações seguirão para a Prefeitura Municipal onde serão apreciadas pelo prefeito Wander Wilson Chaves. As indicações são sugestões que os vereadores fazem à administração, sem, no entanto, vincular as ações do Executivo.