Vereadores debatem fiscalização de escolas e esporte inclusivo
Em reunião dominada por críticas e queixas contra o governo Leandro Mendes (União), a Câmara Municipal de Santa Rita do Sapucaí discutiu, nesta terça-feira (19/8), a relação entre os poderes Legislativo e Executivo, o papel fiscalizador dos vereadores e demandas em áreas como educação e saúde.
Uma das reclamações apresentadas é a série de dificuldades criadas pela atual administração, segundo relatos de parlamentares, para fiscalização de instituições municipais de ensino por membros do Legislativo, o que estaria dificultando a verificação das condições de prédios escolares e das necessidades de cada unidade.
Os obstáculos para exercício dos direitos de crianças e adolescentes atípicos são outro tema que repercutiu no plenário. Esse debate teve início com a participação, na Tribuna Popular, da professora de jiu-jítsu adaptado Jéssica Alane Norberto Magalhães, que apontou diversas carências do município, especialmente para o esporte inclusivo.
A causa infantojuvenil esteve presente também na pauta de votações, com a aprovação do Projeto de Lei n.º 32A/2025, do vereador Dito Pistola (PL), que garante matrícula prioritária de irmãos na mesma unidade escolar municipal, ou, em caso de falta de vagas, no estabelecimento de ensino mais próximo à residência dos alunos.
Novamente por iniciativa de Dito Pistola, a Casa aprovou a Moção de Congratulações n.º 8/2025, entregue ao Studio Nova Sintonia pelo “relevante trabalho de comunicação social desenvolvido em prol de nossa cidade”. A placa alusiva à moção foi recebida pelos criadores do projeto, Gustavo Justo e Deise Covelo Silva.
A próxima sessão da Câmara, última ordinária do mês, acontece no dia 26 de agosto, terça-feira, a partir das 19h, no Plenário Vereador Márcio Faria. A população pode assistir aos trabalhos presencialmente, no Paço Legislativo Antônio Procópio da Costa (Praça Expedicionário Maurício Adami, n.º 22, Bairro Eletrônica), ou ao vivo, por redes sociais da Casa (página no Facebook ou canal no YouTube).