Vereadores concedem Medalha Presidente Delfim Moreira a prefeito e promotor

Comenda foi criada para ser “conferida a pessoas que, reconhecidamente, tenham prestado relevantes serviços à comunidade”

Mais duas personalidades foram escolhidas pela Câmara de Santa Rita do Sapucaí para receberem a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo Municipal Presidente Delfim Moreira: o prefeito Prof. Wander Wilson Chaves (União Brasil) e o promotor de Justiça Dr. Francisco Eugênio Coutinho do Amaral. A definição dos novos nomes aconteceu na reunião da última segunda-feira (14), com a aprovação, respectivamente, dos Projetos de Decreto Legislativo n.º 16/2022, de autoria do vereador Messias (PSDB), e n.º 17/2022, do vereador Antônio Longuinho (PDT). A honraria foi criada em 2021 para ser “conferida a pessoas que, reconhecidamente, tenham prestado relevantes serviços à comunidade santa-ritense” na defesa de direitos, causas ou segmentos sociais.

Também foi aprovada pela Câmara a concessão do título de cidadã honorária santa-ritense à chefe do Cartório da 248.ª Zona Eleitoral de Minas Gerais, Aline Cássia da Silva, natural de Belo Horizonte. A homenagem à servidora pública havia sido proposta pelo vereador Gato da Corrida (Cidadania) por meio do Projeto de Decreto Legislativo n.º 18/2022.

Passaram pelo crivo do plenário, ainda, dois requerimentos: n.º 32/2022, da vereadora Prof.ª Fabiana Salgado (Avante), que solicita dados sobre nomeação e funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, regulamentação e aplicação dos recursos do respectivo fundo; e n.º 33/2022, do vereador Duzinho (PDT), pedindo informações a respeito de atos fiscalizatórios e possíveis interdições na Clínica Bamboo Estética Saúde Integrativa por órgãos de vigilância sanitária.

Por fim, os parlamentares aprovaram duas indicações. Apresentada pelo vereador Toninho Costa (PSD), a Indicação n.º 96/2022 sugere a execução de plano de arborização urbana e adoção de cuidados em relação a árvores já plantadas, como podas e reforma de grades de proteção. Já a Indicação n.º 97/2022, de autoria do vereador Antônio Longuinho (PDT), propõe a oferta de atendimento odontológico especializado, pela Secretaria Municipal de Saúde, a pessoas com necessidades especiais, principalmente crianças.

A próxima sessão da Câmara acontece no dia 22 de novembro, terça-feira, a partir das 19h30, no Plenário Vereador Márcio Faria. A população pode assistir à reunião presencialmente, no Paço Legislativo Antônio Procópio da Costa (Praça Expedicionário Maurício Adami, n.º 22, Bairro Eletrônica), respeitando as medidas de prevenção à covid-19, ou ao vivo, pela página da Câmara no Facebook ou pelo canal da Casa na plataforma YouTube.