Vereadores aprovam terreno para empresa peruana e títulos de cidadania honorária

Poder Legislativo autoriza doação de área para Hagroy Electronic e oficializa homenagens a dois desembargadores do TJMG

Por unanimidade, o plenário da Câmara de Santa Rita do Sapucaí autorizou, na reunião da última terça-feira (20), a doação de uma área pública do Município à empresa Hagroy Indústria e Comércio de Produtos Eletrônicos, braço brasileiro do grupo peruano Hagroy Electronic. A medida havia sido proposta pelo Poder Executivo por meio do Projeto de Lei n.º 39/2023, que, após aprovado, segue agora para sanção do prefeito Prof. Wander Wilson Chaves (União Brasil).

O terreno a ser doado fica no Bairro Jardim Beira-Rio. De acordo com a justificativa do projeto de lei, a previsão da Hagroy é gerar 136 empregos permanentes já neste ano, com faturamento estimado em R$ 80 milhões até 2025. O grupo empresarial produz equipamentos de segurança eletrônica e, segundo a Prefeitura, construirá em Santa Rita sua primeira unidade fora do Peru.

Os vereadores aprovaram também dois projetos de decreto legislativo, ambos assinados por todos os 13 parlamentares para conceder títulos de cidadania honorária santa-ritense a desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG): n.º 2/2023, que reconhece José Arthur de Carvalho Pereira Filho; e n.º 3/2023, que tem como agraciado Geraldo Augusto de Almeida.

Ainda na reunião ordinária de 20 de junho, foram aprovadas mais seis proposições de iniciativa parlamentar:

- Requerimento n.º 25/2023, do vereador Dito Veículos (Republicanos), que solicita ao Poder Executivo informações sobre a situação dos médicos contratados pela Prefeitura (quantidade e remuneração de profissionais, fiscalização do controle de ponto, tempo médio de atendimento etc.);

- Indicação n.º 45/2023, do vereador Messias (PSDB), para reforma da Praça Benedito Marques, com troca de lâmpadas e instalação de cobertura metálica na quadra de esportes;

- Indicação n.º 46/2023, da vereadora Prof.ª Fabiana Salgado (Avante), que sugere reimplantação do programa de castração de cães e gatos, além de reforma e ampliação do Canil Municipal Cida Carneiro;

- Indicação n.º 47/2023, da vereadora Prof.ª Fabiana Salgado (Avante), pedindo instalação de unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) na Nova Cidade Prefeito Jefferson Gonçalves Mendes;

- Indicação n.º 48/2023, do vereador Dito Veículos (Republicanos), que cobra reforma do Mercado Municipal Benedito Pereira dos Reis, incluindo pintura, revisão de instalações elétricas, rampas para acessibilidade e restauração dos painéis artísticos;

- Indicação n.º 49/2023, do vereador Antônio Longuinho (PDT), para continuidade da substituição das lâmpadas comuns por outras de LED na rede de iluminação pública dos bairros rurais.

A próxima sessão da Câmara, última do mês e do primeiro semestre, acontece no dia 27 de junho, terça-feira, a partir das 19h30, no Plenário Vereador Márcio Faria. A população pode assistir à reunião presencialmente, no Paço Legislativo Antônio Procópio da Costa (Praça Expedicionário Maurício Adami, n.º 22, Bairro Eletrônica), ou ao vivo, por redes sociais da Casa (página no Facebook ou canal no YouTube).