Vereadores aprovam homenagens, título de utilidade pública e verba para eventos

Medalha para deputado, nomes de praça e rua, reconhecimento de associação e crédito suplementar passam pelo plenário

Numa reunião repleta de homenagens e emoções, a Câmara de Santa Rita do Sapucaí aprovou de forma unânime, na última terça-feira (6), seis proposições. O primeiro item da pauta de votações foi o Projeto de Decreto Legislativo n.º 10/2022, de autoria do presidente da Casa, vereador Pastor Flávio (União Brasil), que concede a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo Municipal Presidente Delfim Moreira ao deputado federal Bilac Pinto (União Brasil). O político de origem santa-ritense se despede da Câmara dos Deputados em janeiro de 2023, após sete mandatos parlamentares consecutivos (três estaduais e quatro federais), durante os quais ocupou também o cargo de secretário em três pastas do Governo de Minas Gerais.

Outros dois membros da comunidade santa-ritense receberam homenagens póstumas do Legislativo Municipal na mesma sessão. Com a aprovação do Projeto de Lei n.º 40A/2022, de autoria do vereador Antônio Longuinho (PDT), uma praça do Loteamento São João se chamará José Maria Gonçalves (1942-2021), operador de máquinas que atuou na Prefeitura por 35 anos. Para uma das alamedas do Loteamento Interlagos foi dado o nome de Dr. William Mateus Martins Magalhães (1994-2021), advogado morto com apenas 27 anos e reconhecido no Projeto de Lei n.º 39A/2022, dos vereadores Pastor Flávio (União Brasil) e Dito Veículos (Republicanos). Na tribuna, familiares de ambos agradeceram a aprovação das denominações.

O apoio à cultura foi mais um tema presente na ordem do dia. Por iniciativa do vereador Antônio Longuinho, autor do Projeto de Lei n.º 42A/2022, a Câmara aprovou o título de utilidade pública à Associação Musical, Cultural e Artística Jefferson Gonçalves Mendes, sediada no Bairro Eletrônica. Diante do prédio do Legislativo, dos vereadores e de parentes do patrono e ex-prefeito “Jeffinho” (1950-2018), a fanfarra da associação executou, na véspera do 200.º aniversário da independência do Brasil, o Hino Nacional e canções populares como “Amigos para sempre”. O plenário aprovou, ainda, o Projeto de Lei n.º 32/2022, do Poder Executivo, abrindo crédito suplementar de R$ 805 mil para eventos culturais e esportivos do Município.

A sexta proposição aprovada em 6 de setembro foi o Projeto de Lei n.º 41A/2022, apresentado pelo vereador Marquinho Tatinha (PDT) para corrigir erro de informação em lei de denominação de rua (n.º 4.344/2009). Ao fim da reunião, o presidente Pastor Flávio designou os vereadores Cleusinha (União Brasil), Duzinho (PDT) e Messias (PSDB) para a comissão especial incumbida de acompanhar o processo de revisão do Plano Diretor Participativo pela Prefeitura.

A próxima sessão da Câmara Municipal acontece no dia 13 de setembro, terça-feira, a partir das 19h30, no Plenário Vereador Márcio Faria. A população pode assistir à reunião presencialmente, no Paço Legislativo Antônio Procópio da Costa (Praça Expedicionário Maurício Adami, n.º 22, Bairro Eletrônica), respeitando as medidas de prevenção à covid-19, ou ao vivo, pela página da Câmara no Facebook ou pelo canal da Casa na plataforma YouTube.