Vereador busca boas experiências de desfiles de carreiros e cavaleiros

Para aprimorar apoio governamental ao desfile de Santa Rita, parlamentar visita Congonhal e planeja reunião em Ipuiuna

O vereador Carlos Henrique (PSDB) se reuniu, nesta quarta-feira (18), com o prefeito de Congonhal, Moisés Ferreira Vaz (Republicanos), e o diretor de Cultura do mesmo município, Daniel Andrade, para troca de informações sobre organização de desfiles de carros de boi. O parlamentar planeja visitar também Ipuiuna para conhecer melhor seu modelo de desfile de cavaleiros. “São experiências muito positivas para a nossa cidade”, justifica.

Essas reuniões fazem parte do trabalho desenvolvido pelo vereador para aprimorar o apoio governamental ao Desfile de Cavaleiros e Carros de Boi de Santa Rita do Sapucaí. Na visita de quarta-feira, ele buscou dados sobre investimento público e retorno para o Município, local adequado para concentração de animais e cuidados na definição do trajeto e dos prêmios. De acordo com Carlos Henrique, o encontro de carreiros de Congonhal é o segundo maior do Brasil, perdendo apenas para o de Trindade (GO).

Em abril, a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei n.º 8A/2022, de autoria de todos os vereadores, transferindo de julho para agosto o Dia do Desfile de Cavaleiros e Carros de Boi. A data havia sido instituída pela Lei n.º 5.375/2021, mas foi alterada para coincidir com o Feirão Folclórico, tradicionalmente realizado em agosto por ser esse o mês em que se comemora o Dia do Folclore (22). Os dois eventos surgiram juntos, em 1981, como partes de uma só programação cultural.