Secretário de Ciência e Tecnologia é convocado para falar sobre emprego e renda

Na mesma reunião da Câmara, representante de pais e mães de estudantes da Escola-Parque reivindicou transporte escolar

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Públio de Paiva Teles (União Brasil), foi convocado pela Câmara de Santa Rita do Sapucaí para prestar esclarecimentos “sobre assuntos ligados à sua pasta, principalmente relativos a projetos e programas de geração de emprego e renda”. Responsável pela política industrial e tecnológica do Vale da Eletrônica, o secretário deve comparecer à Casa na reunião ordinária de 2 de maio, a partir das 19h30, no Plenário Vereador Márcio Faria. A convocação aconteceu na sessão desta segunda-feira (18) mediante a aprovação do Requerimento n.º 21/2022, de autoria de todos os vereadores santa-ritenses.

“Os alarmantes números de pais e mães de famílias em busca de emprego têm chamado a atenção do Poder Legislativo. Relatos [...] indicam que inúmeros santa-ritenses procuram emprego há mais de um ano”, argumentam os 13 parlamentares na justificativa da proposição. Outro requerimento de todos os vereadores (n.º 20/2022), também aprovado na última reunião, encaminha ao Poder Executivo 16 questionamentos a respeito da atuação da Secretaria de Ciência e Tecnologia, solicitando números de empresas atraídas, empregos gerados e terrenos doados, além de informações sobre programas de captação de investimentos e de apoio a desempregados.

Num dos itens do Requerimento n.º 20/2022, os vereadores perguntam por qual motivo a Comissão de Indústria e Captação de Empresas da Câmara Municipal “nunca foi convidada para participar da articulação de projetos e ações” da secretaria. A comissão foi criada em 2019 por iniciativa do atual presidente da Casa, Pastor Flávio (União Brasil), do vereador Reinaldo Galinho (Cidadania) e da então vereadora Cida Enfermeira (Cidadania). Esse colegiado é presidido por Reinaldo Galinho, tendo também como membros em 2022 os parlamentares Messias (PSDB) e Toninho Costa (PSD).

Desfile de Cavaleiros e transporte escolar

Em nova demonstração de unidade, a Câmara aprovou por unanimidade, na reunião de 18 de abril, o Projeto de Lei n.º 8A/2022, de autoria de todos os vereadores, transferindo de julho para agosto a data dedicada ao Desfile de Cavaleiros e Carros de Boi. O dia do desfile anual havia sido definido pela Lei n.º 5.375/2021, mas foi alterado para ocorrer no mesmo mês do Feirão Folclórico, já que os dois eventos surgiram juntos, em 1981, como partes de uma só programação cultural. O Feirão tradicionalmente acontece em agosto por ser esse o mês em que se comemora o Dia do Folclore (22).

Na mesma reunião, a falta de transporte escolar para alunos da Escola-Parque Municipal Mariléa Freitas Moreira Pinto foi alvo reclamação da representante de um grupo de pais e mães de estudantes da instituição, Danlary Gonçalves Pereira Tomazini Ribeiro, que ocupou a tribuna da Casa. Diante da reivindicação, o presidente Pastor Flávio determinou que a Comissão de Educação, Cultura e Saúde intermedeie o contato dos pais e mães com a Secretaria Municipal de Educação em busca de respostas e soluções. A presidente da comissão, vereadora Prof.ª Fabiana Salgado (Avante), foi designada para encaminhar a demanda e relatar à Câmara o desfecho do caso.

A próxima sessão do Legislativo Municipal será realizada em 25 de abril, segunda-feira, a partir das 19h30. As reuniões podem ser acompanhadas presencialmente, no Paço Legislativo Antônio Procópio da Costa (Praça Expedicionário Maurício Adami, 22), respeitando-se as medidas de prevenção à covid-19, ou ao vivo, pela página da Câmara no Facebook ou pelo canal da Casa na plataforma YouTube.