Professor Wander Wilson Chaves é empossado prefeito municipal

Vice-prefeito foi convocado para assumir o cargo após o falecimento do prefeito Jefinho

Na noite desta quinta-feira, 26 de abril de 2018, aconteceu na Câmara Municipal de Santa Rita do Sapucaí Sessão Solene para posse do novo prefeito municipal. Em um ato discreto e num clima de profunda consternação, foi empossado o Professor Wander Wilson Chaves. A posse seguiu os trâmites previstos na Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno da Câmara, que estabelecem a convocação imediata do vice-prefeito na incidência de vacância do cargo de prefeito. A Sessão aconteceu no plenário do Legislativo santa-ritense na presença de todos os vereadores, autoridades civis, militares, religiosas e do Poder Judiciário.

Seguindo a pauta prevista para a solenidade, o presidente da Câmara, vereador Vagner Gamarra, declarou aberto os trabalhos e convidou as autoridades presentes para comporem a Mesa, solicitou ao então vice-prefeito, Professor Wander Chaves, e sua esposa, Lúcia Borsato Chaves, para ocuparem seus lugares e solicitou ao secretário da Mesa Diretora, vereador Giácomo Henrique Costanti, que procedesse a leitura do Decreto Legislativo número 003/2018, que extinguiu o mandato do prefeito Jefferson Gonçalves Mendes, reconheceu a vacância em virtude de falecimento e determinou a convocação e posse do vice-prefeito.

Após a aprovação do Decreto, o presidente solicitou ao vice-prefeito que realizasse a leitura do juramento e assinasse o livro de posse, sendo na sequência declarado empossado o prefeito Wander Wilson Chaves.

Num rápido e emocionado discurso, Professor Wander destacou sua amizade e lealdade ao prefeito Jefferson. Relembrou ainda o último dia em que Jefferson usou a Tribuna da Câmara para falar de sua absoluta confiança no vice. Por fim, o novo prefeito garantiu aos presentes que dará sequência ao trabalho que era realizado por Jefferson, e honrará o mandato para o qual ele e Jeffinho foram eleitos.

Concluindo os trabalhos, o presidente da Câmara, Vagner Gamarra, garantiu ao prefeito que o Poder Executivo continuará tendo total apoio dos vereadores, e pediu ainda que as obras e ações do prefeito Jefferson fossem continuadas, em benefício de todo o povo santa-ritense.

 

Morte do prefeito Jefinho
O Professor Wander Wilson Chaves assume a prefeitura de Santa Rita do Sapucaí após o falecimento do prefeito Jefinho aos 67 anos, vítima de complicações pós-cirúrgicas. Jefferson Gonçalves Mendes havia sido vereador por quatro legislaturas e estava em seu quinto mandato no Poder Executivo. Jefinho esteve à frente da Prefeitura nas gestões 1989-1992, 1997-2000, 2001-2004, 2013-2016 e havia sido reeleito para o período de 2017 a 2020.


Prefeito Wander Chaves
O novo prefeito, Wander Wilson Chaves, é técnico em eletrônica formado pela ETE-FMC e engenheiro elétrico formado pelo Instituto Nacional de Telecomunicações. Especialista em planejamento educacional, é professor titular do Inatel, onde atuou como Coordenador Acadêmico, Pró-diretor de Graduação e Diretor Geral. Atualmente exerce a função de Pró-diretor de Extensão Comunitária do Instituto. Em 2012 e 2016 disputou eleições como vice-prefeito na chapa encabeçada por Jefinho. Foi eleito em 2012 e reeleito em 2016. Desde o dia 16 de abril estava à frente da Prefeitura em virtude de férias do então prefeito Jefferson Gonçalves Mendes.