Parceria entre Câmara e INSS fortalece atendimento previdenciário em Santa Rita do Sapucaí

Colaboradores do CAC e da Previdência participaram de um intercâmbio profissional promovido pelas instituições.

Uma parceria inédita entre a Câmara Municipal de Santa Rita do Sapucaí e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) resultou em uma ampla ação com o objetivo de aprimorar o acesso a serviços públicos gratuitos oferecidos pelas instituições. O treinamento, realizado na Agência da Previdência Social local, focou não apenas na atualização sobre benefícios previdenciários e assistenciais, mas também em práticas avançadas de atendimento ao público, especialmente quanto ao sigilo de dados.

Sob a coordenação e supervisão do gerente da Agência da Previdência Social, Willian Openheimer, a iniciativa incluiu um intercâmbio profissional entre colaboradores da Câmara e do INSS. Este intercâmbio permitiu que servidores de ambas as instituições vivenciassem as práticas cotidianas um do outro, promovendo uma rica troca de experiências e conhecimentos. Tal ação reflete o esforço contínuo da Câmara Municipal para melhorar a qualidade do atendimento ao cidadão, especialmente considerando que, no ano de 2023, o CAC realizou mais de 13 mil atendimentos, dos quais aproximadamente 30% foram relacionados a questões previdenciárias.

A interação entre a Câmara Municipal e o INSS é um marco na gestão pública local, particularmente na área de serviços previdenciários. A necessidade desse aprimoramento torna-se ainda mais evidente se levado em consideração a natureza e a complexidade dos atendimentos realizados pelo CAC, que incluem desde a contagem de tempo de serviço até a orientação para requerimentos de benefícios diversos, como auxílios e aposentadorias.

Espera-se que este treinamento e intercâmbio resultem em um atendimento mais eficiente e humanizado, capaz de atender às necessidades específicas dos cidadãos de Santa Rita do Sapucaí. Além disso, essa iniciativa estabeleceu um precedente valioso para futuras colaborações entre diferentes entidades públicas, visando sempre a excelência no serviço ao cidadão”, comenta Fernanda Ferreira, responsável pelo Centro de Apoio ao Cidadão da Câmara Municipal.