Moção de repúdio à violência contra a mulher é aprovada pela Câmara Municipal

“Precisamos transformar essa cultura de violência contra as mulheres em uma cultura de paz”, diz vereadora-autora

A Câmara Municipal de Santa Rita do Sapucaí aprovou por unanimidade, na reunião ordinária da última terça-feira (28), a Moção n.º 5/2022, em repúdio “a todo e qualquer ato que fira o direito à vida, a integridade física e a dignidade das mulheres”. A manifestação institucional é de autoria da vereadora Prof.ª Fabiana Salgado (Avante), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e procuradora da Mulher no Legislativo santa-ritense.

A moção foi apresentada após a ampla repercussão de cenas da agressão cometida por um procurador do Município de Registro (SP) contra uma colega, tornando o agressor réu por tentativa de homicídio. De acordo com a proposta da vereadora, o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking mundial de feminicídio. Na justificativa da moção, a autora cita também uma recente pesquisa do Instituto Patrícia Galvão, segundo a qual 76% das mulheres entrevistadas dizem já ter sofrido violência e assédio no ambiente de trabalho.

“Precisamos repudiar todos os tipos de violência já tipificados em legislações e transformar essa cultura de violência contra as mulheres em uma cultura de paz”, argumentou a parlamentar, apoiada por vereadores durante a discussão da proposta. Qualquer denúncia de violência à mulher pode ser feita, inclusive anonimamente, à Central de Atendimento à Mulher, serviço telefônico gratuito. Para acessar essa central pública, basta ligar para o número 180 em qualquer dia ou horário. Além de escuta e acolhida às vítimas, o Ligue 180 encaminha suas denúncias aos órgãos competentes.