Letramento racial é tema do 1.º curso da Escola do Legislativo

Atividade da escola de governo da Câmara Municipal teve como públicos-alvo vereadores, servidores e estagiários da Casa

“Letramento Racial e Políticas Públicas: o papel do Legislativo Municipal na promoção da equidade racial” é o título do primeiro curso da Escola do Legislativo Professor Ely Kallás (ELEK), ministrado pela jurista e ativista Pâmela Vindilino na manhã desta segunda-feira (12/5), no auditório da Incubadora Municipal de Empresas Dona Sinhá Moreira. A atividade da escola de governo da Câmara de Santa Rita do Sapucaí teve mais de 40 participantes e apoio da Associação Santarritense José do Patrocínio.

Com conteúdo programático direcionado a vereadores, servidores e estagiários da Câmara, o curso atraiu também estudantes da Escola Estadual Dr. Luiz Pinto de Almeida, educadores, representantes do movimento negro e da Prefeitura. Estiveram presentes os parlamentares santa-ritenses Carla Almeida (PDT), Eduardo Alves (PRD), Miguel Caputo (PSDB) e Uiles (PDT); a vereadora de Brazópolis Gabriela Martins (PT); a presidenta da Associação José do Patrocínio, Lúcia Helena Raimundo; e o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Paulo Sérgio Ribeiro Silva.

O conteúdo foi dividido em cinco partes: introdução ao letramento racial, legislação e marcos institucionais, papel da vereança na promoção da equidade racial, experiências de políticas públicas antirracistas e, por fim, desconstrução de práticas e discursos racistas no Legislativo. Perguntas e comentários da plateia foram respondidos pela ministrante. Maior atividade letiva da ELEK no primeiro semestre, o curso aconteceu nesta semana em razão, principalmente, do Dia Nacional da Educação Legislativa, celebrado em 15 de maio.

Transmitido ao vivo pela internet, o evento pode ter seu vídeo acessado, na íntegra, tanto no canal da Câmara Municipal no YouTube quanto na página da Casa no Facebook.

O que é a Escola do Legislativo?

A Escola do Legislativo foi criada em fevereiro e coordena as ações de educação cidadã da Câmara. Entre os objetivos do órgão estão a capacitação de agentes políticos e servidores, a formação político-cidadã da juventude, a potencialização do debate público e de estudos a respeito de assuntos de interesse local.