Legislativo debate segurança com autoridades e dirigentes educacionais

Órgãos de defesa social e instituições de ensino discutem medidas de prevenção e conscientização para comunidades escolares

Cumprindo seu papel como centro de discussão dos assuntos de interesse local, a Câmara Municipal de Santa Rita do Sapucaí realizou, na tarde desta sexta-feira (14), um encontro de instituições para debater ações preventivas de segurança e de conscientização nas escolas públicas e particulares da cidade. Preocupada com a repercussão dos ataques a escolas que ocasionaram mortes em São Paulo (SP) e Blumenau (SC) nos meses de março e abril, respectivamente, a Casa monitora, desde o início da semana, a situação dos estabelecimentos santa-ritenses de ensino quanto à segurança.

Durante a reunião, autoridades locais da área de defesa social reafirmaram que a situação no município continua tranquila, sem nenhuma ameaça real de ataque. Os participantes do encontro comentaram também o protocolo de segurança para escolas e creches, documento divulgado pela Secretaria Municipal de Educação nesta semana, com 11 medidas recomendadas para prevenir riscos à integridade física de estudantes e educadores. Parlamentares e dirigentes educacionais apresentaram ideias e opiniões sobre o tema, tendo seus questionamentos respondidos por agentes de segurança.

Compareceram ao encontro representantes das Polícias Militar e Civil, Guarda Civil Municipal, Conselho Tutelar, Secretarias Municipais de Educação e de Segurança Pública, além de diretores de faculdade, escolas municipais, estaduais e particulares. Pela Câmara, estiveram presentes o presidente Reinaldo Galinho (Cidadania) e os também vereadores Antônio Longuinho (PDT), Dionísio (União Brasil), Duzinho (PDT), Gato da Corrida (Cidadania), Marquinho Tatinha (PDT), Messias (PSDB), Pastor Flávio (União Brasil), Toninho Costa (PSD) e Uiles (PDT). A vereadora Prof.ª Fabiana Salgado (Avante) justificou ausência por compromisso assumido anteriormente para a mesma data.