Escola do Legislativo dá início ao projeto Parlamento Jovem

Tendo como tema ‘Juventude e direitos culturais’, edição experimental reúne alunos do ensino médio da Escola Sanico Teles

A Escola do Legislativo Professor Ely Kallás (ELEK), da Câmara Municipal de Santa Rita do Sapucaí, organizou nesta segunda-feira (5/5) o primeiro encontro do projeto Parlamento Jovem Santa-Ritense. Com o tema “Juventude e direitos culturais”, a Casa promove em 2025 uma edição inédita e experimental, recebendo como jovens parlamentares os alunos do 3.º ano do ensino médio da Escola Estadual Sanico Teles.

O evento de lançamento do projeto foi a mesa-redonda “Vivências pessoais e coletivas na participação política”, que reuniu a historiadora e professora Patrícia Vigilato e o jornalista e ex-vereador Luciano Ferraz. Moderado pelo diretor da ELEK, Jonas Costa, o debate teve também intervenções do professor Gabriel Soares Rosa, que leciona Trabalho e Desenvolvimento Econômico para as turmas participantes.

Patrícia Vigilato comentou a diversidade de atos políticos possíveis no dia a dia e a importância da representatividade em órgãos incumbidos de executar ou fiscalizar políticas públicas. Já Luciano Ferraz citou etapas e realizações de sua trajetória, lembrando que, muito antes de ocupar uma cadeira na Câmara (2018/2020), havia sido escolhido vereador mirim, aos 14 anos, num concurso de redação do Município.

A mesa-redonda volta a acontecer na sexta-feira (9/5), para outra turma de jovens parlamentares. Estão programados, até junho, mais quatro encontros para cada turma. A próxima atividade, nos dias 16 e 19 de maio, é uma nova mesa-redonda, sobre o tema “Juventude e direitos culturais” na visão de governos e ONGs, com as debatedoras Thais Bernardes (Biblioteca Municipal) e Elisa Carvalho (Prodarte).

O que é a Escola do Legislativo?

Criada em fevereiro, a Escola do Legislativo coordena as ações de educação cidadã da Câmara. Entre os objetivos do órgão estão a formação político-cidadã da juventude, a capacitação de agentes políticos e servidores, a potencialização do debate público e de estudos a respeito de assuntos de interesse local.