Em sessão histórica, Câmara inaugura Galeria dos Presidentes

Cerimônia no Paço Legislativo é prestigiada por 17 antigos chefes da Casa e familiares de ex-vereadores falecidos

A Galeria dos Presidentes da Câmara Municipal de Santa Rita do Sapucaí foi inaugurada na noite desta terça-feira (20), no Paço Legislativo Antônio Procópio da Costa, sede da instituição. O memorial havia sido criado pela Resolução n.º 5/2023 por iniciativa da Mesa Diretora, com aprovação unânime do plenário em fevereiro. O espaço reúne os retratos oficiais das 65 personalidades que comandaram a Casa desde que foi instalada, há 131 anos, no dia 7 de março de 1892.

Com a presença dos 13 vereadores atuais, a cerimônia foi conduzida pelo presidente Reinaldo Galinho (Cidadania) e prestigiada por 17 de seus 27 antecessores vivos: Dr. José de Alencar Souza Vianna, Anísio Dias dos Reis, Marlene Maria Dias Carneiro, Paulo Rogério dos Reis (Paulinho Reis), João Batista Rezende (João do Jayme), Adão Donizete Rezende, Dr. Labib José Kallás, Carlos Roberto Ribeiro (Carlinhos do Bar), Prof. Magno Magalhães Pinto, Vagner Fernandes Mendes (Vagner Gamarra), Marcos Avelino de Souza (Marquinho da Ambulância), Domásio Roque da Fonseca, Waldecir Maciel Januário (Wal do Mercado), Prof. Aldo Ambrósio Morelli, Miguel Garcia Caputo, Antônio Otávio Silvério da Cunha (Antônio Longuinho) e Pastor Flávio de Castro Barbosa. Participaram também familiares de diversos ex-presidentes falecidos.

Os antigos chefes do Poder Legislativo Municipal foram representados na mesa de honra da sessão pelo mais idoso, Dr. José de Alencar Souza Vianna, de 98 anos, e pela única mulher que já presidiu a Casa, Marlene Maria Dias Carneiro, de 84. Dr. Alencar ocupou o cargo de 1965 a 1966 e Marlene, em 1989. O cerimonial do evento destacou, ainda, os nomes do primeiro presidente, Dr. Maximiano Octavio de Lemos, do ex-presidente da Câmara e da República Dr. Delfim Moreira da Costa Ribeiro e dos sete ex-presidentes que se tornaram prefeitos: Antenor Pinto de Almeida Filho (Antenorzinho), Capitão Paulo Cunha Azevedo, Dr. Arlette Telles Pereira, Dr. Paulo Frederico de Toledo (Paulinho Dentista), Dr. Walter Luiz Baldoni (Waltinho), Jefferson Gonçalves Mendes (Jeffinho) e João Batista Rezende (João do Jayme).

A resolução que institui a galeria prevê imagens em preto e branco dos ex-presidentes e fotografia colorida do presidente atual até seu último dia no cargo. O memorial está disponível para visitação nos dias e horários de funcionamento da Câmara (segunda a sexta-feira, das 8h às 18h), na Praça Expedicionário Maurício Adami, n.º 22, Bairro Eletrônica.