Em primeira sessão do ano Câmara aprova nove proposituras

Aconteceu na última segunda-feira, 04 de fevereiro, a primeira Sessão Ordinária de 2019 da Câmara Municipal de Santa Rita do Sapucaí. A reunião também foi a que marcou o início dos trabalhos da nova Mesa Diretora do Legislativo santa-ritense, formada pelos vereadores Reinaldo Amaral (presidente), Pastor Flávio (vice-presidente) e Maria Aparecida de Paula (secretária).

Iniciados os trabalhos, o presidente solicitou à secretária que procedesse a leitura de portarias publicadas pelo Legislativo. Na sequência, as atividades foram suspensas para que a Secretaria Geral editasse a Portaria nº 07/2019, que definiu a composição das Comissões Permanentes da Câmara Municipal. Sendo retomada a Pauta, para conhecimento dos parlamentares, foram lidos ofícios e decretos baixados pelo prefeito municipal.

Na primeira reunião do ano os vereadores analisaram nove proposituras e receberam três projetos de lei, sendo dois de autoria do prefeito e um assinado por todos os legisladores.

Proposituras aprovadas
Os vereadores Marquinho Tatinha e Alexandre Labruna, por meio da Indicação 001/2019, sugeriram ao prefeito a construção de passarelas de pedestres em ambos os lados da ponte que liga a Praça Santa Rita ao bairro Família Andrade.

A vereadora Maria Aparecida de Paula, por meio da Indicação 002/2019, assinala ao chefe do Poder Executivo a necessidade de se realizar a reforma geral da Praça Tonico Moreira, na Nova Cidade. No mesmo documento a legisladora ainda sugere outras melhorias para o local, incluindo a construção de banheiros, reativação da fonte, instalação de uma academia ao ar livre e a designação de vigilantes.

O vereador Fábio de Souza Amarins (Binho), por meio da Indicação 007/2019, recomenda ao prefeito a criação de um projeto que viabilize opções de lazer e recreação para as crianças da Nova Cidade. Sugere o parlamentar que sejam disponibilizados brinquedos infláveis, cama elástica, além de oficinas de artes e dança.

O vereador Pastor Flávio de Castro Barbosa, por meio da Indicação 008/2019, aconselha o prefeito a implantar, a longo do curso do Rio Sapucaí, sistemas de contenção e coleta de lixo flutuante. Conhecido por Ecobarreira e já testado em outras cidades, o sistema retém lixos que são lançados no rio.

O vereador Prof. Aldo Ambrósio Morelli, por meio da Indicação 009/2019, sugeriu ao chefe do Executivo que realize obras de reformas em todas as unidades do Programa Saúde da Família, priorizando a troca dos pisos nos PSF’s 03 e 04, localizados no bairro Ozório Machado.

O presidente da Câmara, vereador Reinaldo Amaral (Galinho), por meio da Indicação 010/2019, indicou ao prefeito a reforma dos atuais abrigos localizados nos pontos de ônibus. O presidente também sugeriu a instalação de novos abrigos em outros pontos na cidade.

O vereador Vagner Fernandes Mendes (Gamarra), por meio da Indicação 012/2019, sugeriu ao prefeito que adote com urgência medidas paliativas nas ruas do bairro Dr. Luiz Rennó Mendes enquanto a pavimentação não é iniciada. Indica o legislador a realização de serviços de máquinas no local, visando a redução dos buracos, bem como da poeira, em dias seco, e lama, em dias chuvosos.

O vereador Benedito Tobias (Pituca), por meio da Indicação 016/2019, recomendou ao chefe do Poder Executivo a instalação de corrimão no prédio do PSF 07. A medida, segundo o parlamentar, trará maior segurança aos usuários, em especial às gestantes e idosos.

Os vereadores Professor João Paulo Sampaio e Miguel Caputo, por meio da Indicação 017/2019, sugeriram ao prefeito que realize a reforma geral e viabilize a cobertura, com estrutura metálica, da quadra de esportes do Tiro de Guerra 04-040, ambiente utilizado para instruções militares e também pela sociedade.

Encerrando os trabalhos da noite, foi concedida a palavra ao Sr. Octacílio Soares dos Santos, presidente da Associação Filantrópica Casa do Caminho. Em sua explanação Sr. Octacílio apresentou aos vereadores os trabalhos sociais e de filantropia realizados pela entidade. Ao final convidou os legisladores para visitarem a sede do projeto e conhecerem as ações desenvolvidas.

A primeira reunião da Câmara Municipal de Santa Rita do Sapucaí pode ser assistida, na íntegra, na página da Câmara no Facebook: https://www.facebook.com/camaramunicipaldesantaritadosapucai/videos/1474045512732774/

A próxima reunião do Poder Legislativo santa-ritense acontece na segunda-feira, 11 de fevereiro, a partir das 19 horas.