Diretor da 17ª Região Integrada de Segurança Pública visita a Câmara Municipal

Representantes do Poder Legislativo e da 17ª RISP discutiram ações voltadas para a segurança e justiça.

Na manhã desta segunda-feira, 22/01, o presidente da Câmara Municipal de Santa Rita do Sapucaí (MG), vereador Eduardo Henrique Capistrano Cunha Júnior, acompanhado do vereador Manoel Messias Felix, recebeu no Paço Legislativo o diretor geral da 17ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), Gilson Rafael, além de seu assessor, o agente Aldegundes Osório da Silva Neto, em uma visita de cortesia marcada por diálogos construtivos e planos ambiciosos.

O objetivo do encontro foi fortalecer as relações entre a RISP e o Poder Legislativo local, abrindo caminho para discussões importantes sobre investimentos em segurança pública na região. Uma das pautas centrais da reunião foi a possibilidade de instalação de uma Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) em Santa Rita do Sapucaí. As APACs são conhecidas por seu trabalho na recuperação e reintegração social de condenados a penas privativas de liberdade, atuando como entidades auxiliares do poder Judiciário e Executivo.

A presença de Gilson Rafael no encontro foi particularmente notável, dada sua vasta experiência e contribuições à cidade. Além de já ter atuado como diretor da Unidade Prisional local, Gilson também serviu como secretário Municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano de Santa Rita do Sapucaí, a convite do chefe do Poder Executivo. Suas ações destacadas na comunidade lhe renderam o Título de Cidadania Honorária da Câmara Municipal, em 2010, e a Medalha “Desembargador Hélio Costa” em 2017, uma honraria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.