Dia Municipal do Motociclista e homenagem a filantropa são aprovados pela Câmara

Plenário institui data comemorativa e dá nome de Conceição Rennó a futura creche municipal no Bairro Beira-Rio

Em reunião que atraiu dezenas de motociclistas, a Câmara Municipal de Santa Rita do Sapucaí aprovou, na última quarta-feira (25), a criação de uma data comemorativa em homenagem à categoria, a ser celebrada no último fim de semana de julho. O projeto de lei que institui o Dia Municipal do Motociclista (n.º 14A/2022), de autoria do vereador Antônio Longuinho (PDT), teve votação favorável unânime do plenário. Praticantes do motociclismo profissional e esportivo ocuparam a tribuna da Casa para falar da relevância social e econômica da atividade, principalmente no contexto da pandemia de covid-19, e também de seu potencial nas áreas de turismo e lazer, demonstrado em encontros e outros eventos promovidos por motoclubes, por exemplo.

Novamente por unanimidade, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei n.º 12/2022, de iniciativa do Poder Executivo, que dá ao futuro centro público de educação infantil do Bairro Beira-Rio o nome de Creche Municipal Maria da Conceição Rennó Moreira. Dona Conceição Rennó (1912-2009), como era mais conhecida, marcou a história santa-ritense com seu trabalhado filantrópico, estando à frente do Hospital Antônio Moreira da Costa e da Obra Social da Paróquia Santa Rita de Cássia, além de atuar como enfermeira voluntária e de construir casas populares para famílias pobres. Parentes da filantropa participaram da sessão e agradeceram a homenagem.

Por fim, passou pelo plenário, também por unanimidade, um requerimento (n.º 27/2022) apresentado pela vereadora Prof.ª Fabiana Salgado (Avante), pedindo à Prefeitura que envie projeto de lei para pagamento do piso salarial dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias, e que passe a pagar adicional de insalubridade calculado sobre o salário-base desses cargos. Um grupo de agentes acompanhou a apreciação do requerimento no Plenário Vereador Márcio Faria.

A próxima sessão acontece no dia 7 de junho, primeira terça-feira do mês, a partir das 19h30. A população pode assistir à reunião presencialmente, no Paço Legislativo Antônio Procópio da Costa (Praça Expedicionário Maurício Adami, 22), respeitando as medidas de prevenção à covid-19, ou ao vivo, pela página da Câmara no Facebook ou pelo canal da Casa na plataforma YouTube.