Dia da Consciência Negra motiva reunião entre vereadores e entidades

Parlamentares e lideranças se encontram no SINDVAS para planejamento de atividades de valorização da comunidade negra

O planejamento de ações para celebrar o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) em Santa Rita do Sapucaí foi tema de reunião realizada na última quarta-feira (27), com a participação dos vereadores Antônio Longuinho (PDT) e Gato da Corrida (Cidadania) e das presidentas do Sindicato dos Trabalhadores do Vale do Sapucaí (SINDVAS), Maria Rosângela Lopes, e da Associação Santarritense José do Patrocínio, Mônica Maria do Rosário. O encontro preparatório aconteceu na sede da entidade sindical, parceira do Município na realização de eventos relativos à data.

Durante a reunião, foram apresentados ao SINDVAS os projetos BlackTown e Black Village, que têm atividades inicialmente previstas para 18 a 20 de novembro. A programação deve ocupar a sede da Associação José do Patrocínio e um dos espaços públicos próximos ao prédio histórico. Os eventos incluirão atrações musicais, palestras, oficinas, exposições, concurso de beleza, ações de saúde, de valorização do empreendedorismo negro e de combate ao racismo e à intolerância religiosa. O Dia da Consciência Negra é feriado municipal, instituído pela Lei n.º 5.443/2022.