COVID-19: Município já distribuiu 2452 cestas básicas

Programa de segurança alimentar beneficiou 1681 famílias em situação de vulnerabilidade.

Na última quinta-feira, 04 de junho, um grupo de vereadores participou de uma reunião de prestação de contas na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS). O encontro foi uma iniciativa da secretária da pasta, Maria Angélica Ferreira Fonseca, que expôs aos parlamentares uma prestação de contas das ações adotadas pela SMDS no enfrentamento à pandemia do COVID-19.

De acordo com os dados apresentados, de março a maio, o programa de segurança alimentar, aprovado pela Câmara Municipal em 24 de março de 2020, adotando critérios absolutamente técnicos, beneficiou 1.681 famílias com a distribuição de 2.452 cestas básicas. No mesmo período, 117 famílias foram beneficiadas com a distribuição de pães e leites.

Todas as famílias beneficiadas passaram pela metodologia e triagem estabelecidas em normas vigentes. A constatação das condições necessárias para o benefício eventual se deram após entrevistas, preenchimento de formulários e, em alguns casos, visitas da equipe técnica de Assistentes Sociais vinculados à Secretaria.

Outro ponto relevante apontado no levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social é que atualmente 1.368 famílias santa-ritenses possuem renda per capta mensal inferior a um quarto do salário mínimo, ou seja, R$ 261,25 por membro da família. Já famílias declaradas em situação de extrema pobreza são 179.

Inicialmente a expectativa era de que o auxílio alimentação temporário beneficiasse aproximadamente 600 famílias, com a concessão de gêneros alimentícios, produtos de higiene pessoal e de limpeza doméstica, contudo, os requerimentos realizados junto à SMDS superaram o esperado em 180%.