Comissão levanta dados sobre saúde em reuniões com secretária e hospital

Integrantes da Comissão de Educação, Cultura e Saúde e vice-presidente da Câmara visitam Secretaria de Saúde e HAMC

A Comissão de Educação, Cultura e Saúde da Câmara Municipal realizou, nesta semana, encontros institucionais em busca de informações sobre os serviços públicos de saúde de Santa Rita do Sapucaí. Foram visitadas a Secretaria Municipal de Saúde e a direção do Hospital Antônio Moreira da Costa (HAMC).

Na segunda-feira (12), a presidente da comissão, vereadora Prof.ª Fabiana Salgado (Avante), foi recebida pela secretária municipal de Saúde, Rosé Mary Bueno de Paiva Alcântara Cunha. Durante a reunião, a secretária detalhou a “sobrecarga de atendimentos” ocorrida no município em agosto (foram mais de 2,5 mil no Pronto-Atendimento Municipal e de 6,7 mil nas unidades básicas de saúde), principalmente por síndrome gripal e sintomas de outras viroses. Rosé Bueno expôs dados sobre medidas de sua gestão, como a reorganização da saúde da família, a extensão do horário de atendimento na atenção primária e a contratação de mais médicos pela Prefeitura.

A visita ao HAMC aconteceu na terça (13) e teve a participação da vereadora Fabiana Salgado, do vereador Gato da Corrida (Cidadania), vogal da Comissão de Saúde, e do vereador Uiles (PDT), vice-presidente da Câmara. Os parlamentares se reuniram com a superintendente executiva do hospital, Karina Paes Dionísio de Oliveira Vasconcelos, e com o presidente da fundação mantenedora, Marcos Goulart Vilela. Em relação ao Pronto-Atendimento (mantido pelo Município em convênio com o HAMC), os gestores do hospital salientaram o crescimento de 58% nas fichas referentes a pacientes com menos de 14 anos de idade, se comparados os números de agosto e julho.