Comissão da Câmara faz parceria com sindicato para combater assédio

Campanha conjunta do Legislativo Municipal e do SINDVAS começa na semana marcada pelo Dia Internacional da Mulher

Representada pela presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Prof.ª Fabiana Salgado (Avante), a Câmara Municipal de Santa Rita do Sapucaí fechou nesta semana uma parceria com o Sindicato dos Trabalhadores do Vale do Sapucaí (SINDVAS) para realização de campanha contra todos os tipos de assédio no ambiente de trabalho. Proposta pela parlamentar, a ação conjunta foi aceita pela presidente da entidade sindical, Maria Rosângela Lopes, durante encontro institucional na última quarta-feira (1.º).

A abertura da campanha acontece na próxima semana em razão do Dia Internacional da Mulher, que transcorre em 8 de março. Uma das atividades já previstas é a divulgação, para trabalhadores e empregadores, da Lei Federal n.º 14.457/2022, que amplia a atuação das CIPAs, agora denominadas comissões internas de prevenção de acidentes e de assédio. A nova legislação encarrega essas comissões de prevenir e combater o assédio sexual e as demais formas de violência para “promoção de um ambiente laboral sadio, seguro e que favoreça a inserção e a manutenção de mulheres no mercado de trabalho”.

A vereadora Prof.ª Fabiana Salgado explica que a campanha começa na semana de 8 de março para denunciar que as mulheres continuam sendo as maiores vítimas de assédio sexual e moral no Brasil. Além da vereadora, fazem parte da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher em 2023 os parlamentares Uiles (PDT) e Dionísio (União Brasil). O órgão é responsável por defender os interesses da população feminina no âmbito do Legislativo Municipal.

A sindicalista Maria Rosângela Lopes entende que a parceria é um "momento histórico" para a sociedade santa-ritense, especialmente para as mulheres trabalhadoras, embora o enfrentamento ao assédio esteja no dia a dia do SINDVAS. "Nossa base é composta por quase 90% de mulheres no polo industrial de Santa Rita, Cachoeira de Minas e Conceição dos Ouros. Nesse universo de assédio, as mulheres são as mais afetadas, então combatê-lo é nossa ação contínua", ressalta a presidente do sindicato.