Casa da Criança é inaugurada no centro em Santa Rita

A Casa da Criança é localizada no centro da cidade e já abriga 8 crianças e adolescentes.

Dia 1º de agosto foi um marco na história de Santa Rita. A Casa da Criança, com uma estrutura totalmente adequada às necessidades de nossas crianças e adolescentes em situação de risco, recebeu seus primeiros moradores.

Segundo o relato da atual Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA-SRS, Hermínia Helena de Morais , “esta é a realização de um sonho que teve início em 2004, quando a Prefeitura assumiu o compromisso de criar a instituição”.

Ao longo desses anos, por duas vezes a Casa da Criança foi aberta e teve que ser fechada, por problemas diversos. Em dezembro de 2012, por determinação judicial, foi inaugurada a Instituição nas dependências da Escola Municipal Valéria Junqueira, porém sem a contratação da equipe operacional.

Hermínia explica que a localização da Instituição naquela localidade era considerada inadequada: local isolado, sem moradores próximos, às margens da rodovia MG 459 (o que oferecia grandes riscos às crianças), de modo que o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, não concordou com a localidade proposta para a Instituição. Começou então uma série de negociações entre o CMDCA, a Prefeitura, a Promotoria e o juizado da infância em busca de uma casa na cidade, compatível com as necessidades das crianças e o propósito da Instituição.

Finalmente, esse trabalho conjunto foi coroado de êxito e a Casa da Criança, localizada no centro da cidade (próximo ao Inatel), abriu suas portas no dia 01 de agosto, abrigando 8 crianças e adolescentes de 01 a 16 anos, sob a coordenação de Sandra Regina Schultz e a assistência carinhosa de 9 funcionárias em sistema de rodízio.

“Cabe agora a todos nós, unirmos esforços para proporcionarmos aos nossos pequenos assistidos, uma vida feliz e um futuro promissor, como eles merecem”, ressalta a Coordenadora da Casa da Criança, Sandra Regina Schultz.

Veja a galeria de fotos da Inauguração Casa da Criança - 01/08/13