Câmara recebe do SINDVAS doação de material antirracista

Ofertado à Escola do Legislativo por sindicato, ‘Glossário às Avessas’ reúne expressões preconceituosas a serem evitadas

A Escola do Legislativo Professor Ely Kallás (ELEK) recebeu e começou a distribuir, na última terça-feira (3/6), exemplares do “Glossário às Avessas” doados à Câmara Municipal pelo Sindicato dos Trabalhadores do Vale do Sapucaí (SINDVAS). As cartilhas impressas foram entregues pela presidenta da entidade sindical, Maria Rosângela Lopes, ao diretor da ELEK, Jonas Costa, e disponibilizadas inicialmente aos 13 vereadores de Santa Rita do Sapucaí durante sua mais recente reunião ordinária.

Os 80 verbetes do “Glossário às Avessas”, segundo a introdução da obra, “são termos amplamente conhecidos e utilizados que necessitam deixar de sê-los, justamente porque a utilização das palavras causa dor, vergonha, discriminação e preconceito”. Produzido pelo Grupo de Pesquisa Ativista Audre Lorde com apoio da Força Sindical e do governo federal, a publicação explica expressões de conteúdo racista como “baianada”, “denegrir”, “inveja branca”, “programa de índio” e “serviço de preto”.

A cartilha foi lançada no mês de maio em evento sindical pela igualdade racial realizado no estado de São Paulo. Num primeiro momento, o SINDVAS doou à Câmara 30 unidades, cuja maioria continua disponível para retirada ou consulta pelos cidadãos interessados, na sede do Legislativo Municipal. De acordo com Rosângela Lopes, novos exemplares deverão ser encaminhados à Escola do Legislativo por se tratar de importante ferramenta pedagógica para atividades de letramento racial.