Câmara pede medidores eletrônicos de glicemia para crianças

Fornecimento de dispositivos que evitam sofrimento de pacientes pediátricos é solicitado por vereadores desde dezembro

Com o objetivo de discutir a possibilidade de fornecimento, pela Prefeitura, de sensores e medidores eletrônicos de glicemia para crianças santa-ritenses com diabetes, sete vereadores se reuniram com a secretária municipal de Saúde, Rosé Mary Bueno de Paiva Alcântara Cunha, nesta segunda-feira (13). A oferta desses dispositivos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) havia sido solicitada, em dezembro do ano passado, num ofício enviado ao Poder Executivo pelos vereadores Pastor Flávio (União Brasil), Duzinho (PDT) e Gato da Corrida (Cidadania).

Além dos três parlamentares, participaram do encontro na sede da Secretaria de Saúde o presidente da Câmara Municipal, Reinaldo Galinho (Cidadania), os vereadores Dito Veículos (Republicanos), Messias (PSDB) e Uiles (PDT), e o profissional responsável pelo Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) do Município, Fernando Rosa Fernandes.

A preocupação dos membros da Câmara Municipal é evitar o sofrimento de pacientes pediátricos que, segundo eles, se submetem a pelo menos sete “picadas” por dia nos dedos para monitoramento do índice glicêmico. Para viabilizar o fornecimento de sensores e medidores eletrônicos pelo SUS, um anteprojeto de lei autorizativa foi encaminhado ao prefeito com o ofício de dezembro e, a partir da reunião desta semana, vai ter sua redação e legalidade analisadas conjuntamente pelas procuradorias jurídicas da Prefeitura e da Câmara.