Câmara Municipal participa do Movimento Parlamentar em Defesa dos Animais

Objetivo do movimento é fortalecer políticas públicas para a proteção animal em Minas

A Câmara Municipal participou na tarde de ontem (15) da reunião do Movimento Parlamentar em Defesa dos Animais - MPDA, que aconteceu na Câmara Municipal de Pouso Alegre e reuniu vereadores e associações de proteção animal de 14 cidades Sul mineiras.

Durante o encontro, os presentes trocaram experiências sobre os principais problemas enfrentados pela maioria dos municípios e traçaram suas metas para o ano de 2014.  Entre elas, a realização de audiências públicas, campanhas de conscientização da população, cartas endereçadas aos gestores públicos cobrando a efetiva aplicação das leis de proteção aos animais, solicitação de emendas parlamentares que garantam recursos aos Municípios para assuntos ligados à proteção animal, solicitação de uma unidade móvel de castração regional e a realização de um Encontro Mineiro de Proteção Animal.

“Nossa segunda reunião mostrou o fortalecimento do Movimento, com várias idéias sendo discutidas, vários problemas foram trazidos e propostas importantes foram apresentadas. Ressaltando que a principal função do Movimento é o fortalecimento desses legisladores para que a gente possa ter no Estado de Minas, políticos comprometidos com a causa e que ações voltadas à proteção animal também sejam tratadas com a mesma igualdade que outras ações de políticas públicas como saúde, esporte, educação”, disse o coordenador do Movimento, vereador de Pouso Alegre Hélio Carlos de Oliveira.

"Nós todos sabemos que não tem como avançar muito nesse terreno sem ter o auxílio e cooperação da política, porque é com a política que a gente consegue legislar, moldar, sublimar as leis. As leis tem que ser extendidas também aos animais... Não dá para ficar sem os bichos, mas que essa convivência seja harmônica, que sejam levados em conta, os direitos que os animais tem. São seres vivos, não podem ser tratados como objetos, como pertences comerciais. estamos aqui brigando por esses que não tem voz". Acrescentou Alexandre Soares Martins, da ONG Associação Protetora dos Animais Companheiros da Vida, da cidade de Jacutinga.

A próxima reunião do Movimento Parlamentar em Defesa dos Animais deve acontecer no final de fevereiro quando será oficializado o Estatuto e eleita a diretoria. A Câmara Municipal estará presente, através dos vereadores e vereadoras de nosso município que aderiram ao MPDA, com o intuito de colaborar com a proteção animal a nível municipal e estadual.

Matéria da TV Libertas: http://www.tvlibertas.tv.br/?p=8078

Participe do MPDA, curta a fanpage e propague essa idéia:

Fonte: ASCOM MPDA