Câmara Municipal participa de oficinas do Interlegis em Limeira-SP

Objetivo foi capacitar os servidores nas ferramentas oferecidas pelo Interlegis.
Câmara Municipal participa de oficinas do Interlegis em Limeira-SP

Oficinas Interlegis em Limeira

A Câmara Municipal, representada pela sua Assessoria de Comunicação, participou na última semana das oficinas ministradas pelos analistas de sistemas do Senado Federal, Fernando Lucas e Cláudio Morale, que apresentaram ferramentas importantes oferecidas GRATUITAMENTE para as Câmaras Municipais de todo o País: O Portal Modelo (website) e o SAPL. “O Portal Modelo, por exemplo, é uma ferramenta que facilita na publicação de informações. Um suporte importante para as ações de transparência e integração com o SAPL”, explicou Lucas.

Voltadas à Tecnologia de Informação, as atividades abordaram o desenvolvimento de Portal Modelo e a implantação do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que torna mais fácil e eficaz a produção legislativa, abrangendo todas as etapas do Processo Legislativo e dando o suporte necessário para as ações de transparência do Legislativo.

O Portal Modelo e o SAPL foram implantados em nossa Câmara no mês de agosto e desde então, tem sido alimentadas e aperfeiçoadas constantemente. De acordo com a ASCOM, a participação nas oficinas do Interlegis foram de grande importância, oportunidade de eliminar dúvidas, esclarecer sobre o funcionamento do SAPL, além da essencial troca de informação com outras Casas Legislativas.

O SAPL

O Processo Legislativo é o conjunto de atividades de uma Câmara na criação de leis e demais matérias legislativas (Indicações, Requerimentos, Moções, Projetos de Lei, etc). Pensando na modernização desse processo, surgiu o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo – SAPL, cujo objetivo é apoiar as Casas Legislativas em suas atividades legislativas em geral.

O SAPL torna moderniza a forma de organizar, arquivar e consultar as informações na Câmara, resultando em inúmeros benefícios como a redução no tempo necessário à execução das atividades, eliminação de procedimentos redundantes, consultas diretas à população através do uso de mecanismos de indexação de palavras, do conteúdo das ementas e dos textos integrais, etc.

O Interlegis

O Programa Interlegis, hoje integrado ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), é uma parceria entre o Senado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Suas ações são dirigidas às Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas e voltadas para a organização de processos, capacitação de parlamentares e servidores e implantação de novas tecnologias.

WEBJORNALISMO NO LEGISLATIVO

A Câmara participou também da oficina desenvolvida pelo mestre em Comunicação Social pela Universidade de Brasília e analista legislativo, Luiz Carlos Santana de Freitas, especialmente para uma demanda levantada pelos responsáveis pela alimentação de notícias nos sites institucionais das Casas Legislativas. O conteúdo apresentou as particularidades do jornalismo praticado no legislativo, o comportamento dos internautas, as características, ferramentas, dicas e práticas que aumentam a eficácia do webjornalismo legislativo, conforme os aspectos específicos da atividade político-parlamentar.

Mais informações: www.interlegis.gov.br