Câmara Municipal insere Santa Rita no Parlamento Jovem de Minas

Programa de educação política e cidadã terá como tema em 2026 ‘Inclusão da Pessoa com Deficiência e com Neurodivergência’

Santa Rita do Sapucaí participará em 2026, pela primeira vez, do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas), programa de educação política e cidadã da Assembleia Legislativa do Estado, desenvolvido desde 2004 em parceria com câmaras municipais, tendo como público estudantes do ensino médio regular. A adesão do Vale da Eletrônica foi oficializada nesta semana, em Belo Horizonte, pela Escola do Legislativo Professor Ely Kallás (ELEK). O tema da próxima edição será “Inclusão da Pessoa com Deficiência e com Neurodivergência”.

Para ingresso da Câmara santa-ritense, o coordenador municipal do PJ Minas e diretor da ELEK, Jonas Costa, precisou passar por atividades de formação introdutória e periódica do programa, realizadas nos dias 2 e 3 de dezembro, na Escola do Legislativo da Assembleia. No mapa de planejamento regionalizado de ações do Parlamento Jovem, Santa Rita agora está entre os 18 municípios integrantes do Polo Sul II, que até este ano era sediado em Itajubá e em 2026 terá sua coordenação regional assumida pela Câmara de Cruzília.

O lançamento municipal do PJ Minas 2026 deve acontecer em fevereiro, dando início à etapa local, que se estende até o fim do primeiro semestre, com encontros de formação política e sobre o tema anual. As etapas regional e estadual estão previstas para o segundo semestre. De acordo com a coordenação estadual, 230 das 853 câmaras mineiras se inscreveram para participar do programa no próximo ano. Em 2025, a ELEK promoveu edição experimental e inédita de projeto semelhante, o Parlamento Jovem Santa-Ritense, que reuniu 61 alunos da Escola Estadual Sanico Teles.