Câmara Municipal completa 130 anos de instalação e parceria com o povo

Criada em março de 1892, casa resgatará sua história com solenidades e ações de comunicação ao longo deste ano

A Câmara Municipal de Santa Rita do Sapucaí completou nesta semana 130 anos de instalação. Isso porque a posse da legislatura mais antiga da casa aconteceu no dia 7 de março de 1892, sob a presidência do médico Maximiano Octavio de Lemos (1858-1925). O surgimento da instituição foi resultado da emancipação político-administrativa de Santa Rita, ocorrida em 1º de setembro de 1888.

Em seus primeiros 38 anos, a Câmara acumulava as funções hoje distribuídas entre os poderes Legislativo e Executivo do Município. Por isso, o presidente da casa exercia também o cargo de agente executivo municipal, equivalente ao de prefeito. Um dos presidentes dessa fase foi Delfim Moreira (1868-1920), que mais tarde governou Minas Gerais (1914/1918) e chegou à Presidência da República (1918/1919).

Durante dois períodos que somaram 15 anos (1930/1936 e 1937/1947), a Câmara santa-ritense e as demais do país foram fechadas por golpes de Estado. Reinstalada em dezembro de 1947, funciona desde então de forma ininterrupta. De lá para cá, foram eleitas e empossadas 19 legislaturas, das quais fizeram parte, por exemplo, 10 vereadores que posteriormente acabaram se tornando prefeitos municipais.

Na última reunião da casa legislativa, realizada no dia de seu 130º aniversário, o presidente Pastor Flávio de Castro Barbosa declarou que essa história não pode passar em branco e anunciou um calendário comemorativo, com ações previstas até o fim do ano, incluindo a realização de solenidades e o lançamento de um vídeo institucional.

“Nos próximos meses, teremos iniciativas de comunicação e ocasiões solenes, a serem divulgadas de maneira oficial e nos momentos oportunos. Todos os protocolos sanitários serão cumpridos durante os eventos que promoveremos, fazendo jus ao slogan comemorativo da Câmara: ‘Há 130 anos parceira do nosso povo’”, enfatizou o presidente.