Câmara muda reuniões para terças e marca inauguração do CAC para 24 de maio

Centro de Apoio ao Cidadão recebe nome de Antônio de Campos (Aleluia) e será aberto no dia do aniversário da cidade

Os vereadores de Santa Rita do Sapucaí aprovaram em sua última sessão, na segunda-feira (9), alteração no Regimento Interno da Câmara Municipal para passarem a se reunir ordinariamente às terças-feiras, com abertura dos trabalhos às 19h30. O projeto de resolução que resultou nessa mudança (n.º 5/2022) foi apresentado pela Mesa Diretora para definição de uma data mais favorável à participação de todos os parlamentares. A partir da próxima semana, as reuniões do Poder Legislativo acontecerão nas quatro primeiras terças de cada mês.

A Câmara aprovou também o Projeto de Lei n.º 19A/2022, de autoria de todos os vereadores, dando o nome do jogador e treinador de futebol Antônio de Campos (Aleluia) para o Centro de Apoio ao Cidadão (CAC) do Legislativo, criado em fevereiro pela Resolução n.º 1/2022, de iniciativa da Mesa. Durante a reunião, a inauguração do centro foi anunciada pelo presidente da Casa, vereador Pastor Flávio (União Brasil), para 24 de maio, dia do 130.º aniversário da cidade, às 10h. O presidente salientou que, na data festiva, “a Câmara Municipal vai presentear a população com o CAC”.

Receberam aval do plenário, de forma unânime, outras duas homenagens póstumas. Por meio do PL n.º 16A/2022, do vereador Toninho Costa (PSD), a atual Rua 11 do Loteamento Campo Verde teve sua denominação alterada para homenagear o produtor rural José Benedito Viana. O vereador Duzinho (PDT), por sua vez, é o autor do PL n.º 18A/2022, que dá o nome do bancário Lecir Rogério de Oliveira e Silva à atual Alameda D do Loteamento Interlagos. Familiares dos dois homenageados presenciaram as votações, recebendo os cumprimentos dos parlamentares.

Saúde e ambiente em pauta

Com extensa pauta de proposições, a Câmara aprovou, por unanimidade, sete indicações, dois requerimentos e uma moção. A saúde foi um dos temas mais abordados. No Requerimento n.º 23/2022, o vereador Reinaldo Galinho (Cidadania) pede à Prefeitura que se manifeste sobre a possibilidade de oferecer atendimento médico aos moradores do Bairro Vargedo no prédio da antiga Escola Municipal Prof.ª Isanira Ribeiro Costa.

A Indicação n.º 23/2022 foi apresentada pelos vereadores Toninho Costa (PSD) e Antônio Longuinho (PDT) para solicitar cobertura metálica das áreas de espera nas unidades da Estratégia Saúde da Família localizadas no Bairro Ozório Machado (ESFs 3 e 4). Já a vereadora Prof.ª Fabiana Salgado (Avante) e o vereador Dionísio (União Brasil) sugerem, na Indicação n.º 37/2022, a ampliação da equipe volante do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) para atendimento a bairros mais afastados do centro da cidade.

A questão ambiental também esteve na ordem do dia. Na Indicação n.º 36/2022, o vereador Duzinho (PDT) solicita ao Poder Executivo que adquira uma motobomba para combate a pequenos incêndios pela Defesa Civil. A vereadora Prof.ª Fabiana Salgado (Avante), por sua vez, apresentou a Moção n.º 3/2022 para expressar seu repúdio ao acidente recente que envolveu uma máquina da Prefeitura e ocasionou a morte de um cão.

Melhorias urbanas também foram propostas pelos parlamentares, como na Indicação n.º 30/2022, dos vereadores Gato da Corrida (Cidadania) e Uiles (PDT), solicitando a instalação de placas indicativas de todos os bairros e das vias públicas ainda não identificadas. Outra indicação (n.º 31/2022), do vereador Carlos Henrique (PSDB), pede a construção de área de lazer no Bairro São Benedito, entre as Ruas Irineu Vilela e Otília Vilela, com praça, parque, centro comunitário e academia ao ar livre.

Outro bairro periférico, o Novo Horizonte, foi lembrado no Requerimento n.º 19/2022, do vereador Messias (PSDB), que questiona o prefeito Prof. Wander Wilson Chaves (União Brasil) se é possível instalar guard rail na Rua do Contorno e construir nova escada no barranco do Morro do Jerônimo, com largura maior e corrimão.

A Câmara aprovou, ainda, mais duas indicações: n.º 29/2022, do vereador Dito Veículos (Republicanos), que sugere envio de projeto de lei do Poder Executivo para criação de programa de melhoramento genético destinado à bovinocultura; e n.º 38/2022, do vereador Dionísio (União Brasil), que propõe levantamento e leilão de bens inservíveis da Prefeitura, como máquinas, veículos, equipamentos e móveis.

A próxima sessão acontece no dia 17 de maio, terça-feira, a partir das 19h30, no Plenário Vereador Márcio Faria. As reuniões podem ser acompanhadas presencialmente, no Paço Legislativo Antônio Procópio da Costa (Praça Expedicionário Maurício Adami, 22), respeitando-se as medidas de prevenção à covid-19, ou ao vivo, pela página da Câmara no Facebook ou pelo canal da Casa na plataforma YouTube.