Câmara homenageia escola da Nova Cidade e profissionais da educação

Além de reconhecimento a educadores, Legislativo faz audiência sobre Orçamento e autoriza suplementação de R$ 1,7 milhão

A Escola Municipal Dr. José Ribeiro de Carvalho e três profissionais da educação já falecidas foram homenageadas pela Câmara Municipal de Santa Rita do Sapucaí na reunião de terça-feira (6). A direção da instituição de ensino da Nova Cidade recebeu a Moção de Congratulações n.º 12/2022, proposta pelo vereador Toninho Costa (PSD) em reconhecimento aos resultados obtidos pela comunidade escolar na 2.ª Mostra Nacional para a Mobilidade Consciente no Trânsito (Mobi Educa), realizada neste mês pela associação Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).

Assim como a moção, o plenário aprovou o Projeto de Lei n.º 57A/2022, de autoria do vereador Duzinho (PDT), que dá à atual Rua K do Loteamento Interlagos o nome de Professora Rita Rodrigues Patta Ribeiro (Rosires Patta). Além de educadora, “Rosires” foi contadora e empresária.

Também localizada no Loteamento Interlagos, a atual Rua L ganhou o nome de Professora Maria Nazareth Grilo de Barros, pedagoga e ex-diretora da Escola Estadual Sinhá Moreira, com a aprovação do Projeto de Lei n.º 58A/2022, igualmente de iniciativa de Duzinho.

Obteve aval do plenário, ainda, o Projeto de Lei n.º 59A/2022, apresentado por Antônio Longuinho (PDT) para rebatizar a Rua Florença do Loteamento Itália. A via pública passa a se chamar Rua Lúcia de Fátima Rangel, ajudante de serviços gerais da Escola Estadual Sanico Teles que faleceu em decorrência da covid-19.

Orçamento Municipal e áreas públicas

Duas proposições de autoria do Poder Executivo também receberam aprovação dos vereadores. O Projeto de Lei n.º 51/2022 autoriza abertura de créditos suplementares ao Orçamento do Município para este ano, no valor total de R$ 1,7 milhão, para despesas com funcionalismo público, combustível veicular e ações na área de saúde, entre outras destinações. O PL n.º 49/2022, por sua vez, altera a denominação do atual Campo de Aviação para Aeródromo Major-Brigadeiro do Ar Hermes Moreira em razão da reclassificação do espaço pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Por 11 votos a um, a Câmara aprovou os 180 dias de prazo solicitados pela Prefeitura para responder o Requerimento n.º 31/2022, dos vereadores Messias (PSDB), Pastor Flávio (União Brasil) e Duzinho (PDT), que pedem informações detalhadas sobre terrenos do Município disponíveis para doação a empresas. O voto contrário foi de Dito Veículos (Republicanos). Questionamentos sobre áreas públicas voltaram a acontecer na última fase da reunião, quando houve a segunda audiência pública para discussão da proposta de Lei Orçamentária Anual para 2023, com a participação do assessor de Planejamento e Desenvolvimento Municipal, Maurílio Ribeiro Rezende.

A próxima sessão da Casa ocorre no dia 13 de dezembro, terça-feira, a partir das 19h30, no Plenário Vereador Márcio Faria. A população pode assistir à reunião presencialmente, no Paço Legislativo Antônio Procópio da Costa (Praça Expedicionário Maurício Adami, n.º 22, Bairro Eletrônica), respeitando as medidas de prevenção à covid-19, ou ao vivo, pela página da Câmara no Facebook ou pelo canal da Casa na plataforma YouTube.