Câmara homenageia “Marina da Emater”, Salvador da Silva, Rita Seda e Jair Soares

Plenário aprova também cidadania honorária santa-ritense a Alex Caiado, Osmar Aleixo, Henrique Fernandes e Lina Jehle

Com extensa pauta de votações, a Câmara Municipal de Santa Rita do Sapucaí teve, na última terça-feira (14), uma reunião produtiva, que ultrapassou três horas e meia de duração. Onze proposições foram aprovadas de forma unânime pelo plenário, que prestou homenagens a diversas personalidades da comunidade santa-ritense.

Dos projetos de lei aprovados, três oficializam denominações de espaços públicos. O PL n.º 25A/2022, dos vereadores Gato da Corrida (Cidadania), Uiles (PDT) e Reinaldo Galinho (Cidadania), dá o nome do atleta e industriário Luiz Salvador da Silva à Pista de Atletismo do Parque de Eventos. De autoria do vereador Messias (PSDB), o PL n.º 23A/2022 batiza de Praça Rita Seda Pinto o jardim localizado diante do Clube de Mães, na entrada da Vila Operária, em homenagem à professora e escritora. Já o nome do servidor público Jair Soares foi dado à atual Rua B do Loteamento Interlagos, por meio do Projeto de Lei n.º 22A/2022, do vereador Duzinho (PDT). Familiares dos homenageados acompanharam as votações e fizeram agradecimentos à Câmara.

Os outros projetos de lei votados durante a reunião apenas fazem correções formais em normas municipais em vigor. O PL n.º 27A/2022, apresentado pelo vereador Uiles (PDT), retifica a Lei n.º 3.216/1999, que denomina Rua José de Almeida Andrade Paiva uma das vias do Bairro Família Andrade. De iniciativa do Poder Executivo, o Projeto de Lei n.º 18/2022 corrigiu a redação da Lei n.º 5.266/2019, de sua própria autoria, que cria critérios para ações de execução fiscal da Prefeitura em relação a contribuintes inadimplentes com o Município.

Mérito Legislativo e cidadania honorária

Também na sessão de 14 de junho, a Câmara escolheu a primeira agraciada com a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo Municipal Dr. Delfim Moreira: a servidora pública Marina de Castro Barbosa (Marina da Emater), extensionista de bem-estar social da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais. A homenagem foi proposta pelo vereador Toninho Costa (PSD) no Projeto de Decreto Legislativo n.º 4/2022, que recebeu aprovação dos demais parlamentares. Acompanhada de familiares, colegas da Emater-MG e cafeicultoras, Marina ocupou a tribuna para agradecer a concessão da medalha. Na justificativa da proposição, o autor destaca o protagonismo da homenageada em muitas ações, do Feirão Folclórico ao projeto Delícias do Café.

O plenário deu aval a mais quatro homenagens ao aprovar os seguintes projetos de decreto legislativo, que concedem títulos de cidadania honorária santa-ritense: n.º 1/2022, do vereador Antônio Longuinho (PDT), para o empresário Alex Ribeiro Caiado; n.º 2/2022, do vereador Duzinho (PDT), para o professor Osmar Aleixo Rodrigues Filho; n.º 5/2022, do vereador Toninho Costa (PSD), para o cirurgião-dentista Dr. Henrique Inácio Fernandes; e n.º 6/2022, da vereadora Prof.ª Fabiana Salgado (Avante), para a militante feminista Lina Cristina Jehle de Araújo. Por fim, houve a aprovação do Projeto de Resolução n.º 6/2022, da Mesa Diretora, que disciplina o uso do carro oficial da Câmara.

A próxima sessão acontece no dia 21 de junho, terça-feira, a partir das 19h30, no Plenário Vereador Márcio Faria. A população pode assistir à reunião presencialmente, no Paço Legislativo Antônio Procópio da Costa (Praça Expedicionário Maurício Adami, 22, Bairro Eletrônica), respeitando as medidas de prevenção à covid-19, ou ao vivo, pela página da Câmara no Facebook ou pelo canal da Casa na plataforma YouTube.