Câmara e Secretaria de Saúde falam sobre fiscalização da Vigilância Sanitária

Fiscalização da Vigilância Sanitária nos estabelecimentos alimentícios de nossa cidade.

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal se reuniu com a Secretaria de Saúde no dia 06 de maio, para falar sobre a fiscalização da Vigilância Sanitária nos estabelecimentos alimentícios de nossa cidade, no sentido de fiscalizar o trabalho realizado e buscar soluções. Segundo o Diretor de Vigilância Sanitária, Rodrigo Pereira de Mesquita, a secretaria recebeu denúncias de alguns estabelecimentos e estiveram imediatamente nos locais, que foram autuados e estabelecido prazo para regularização. Questionado sobre a metodologia da fiscalização no comércio local, Rodrigo informou que atualmente o contingente de fiscais é insuficiente para atender cerca de 800 estabelecimentos do Município e que, segundo ele, o Prefeito Municipal informou que após o mês de junho, ele irá se reunir junto à Secretaria de Saúde para reverem a situação da contingência de fiscais.  

A Secretária de Saúde, Scheila M. Reis, lembrou que é importante a participação da população na fiscalização e que, uma vez feita a denúncia, a vigilância sanitária imediatamente se dirige ao local e faz a devida análise. Informou que denúncias sobre comercialização irregular, propaganda de produto fora do ponto de venda, fumo em ambientes fechados podem ser feitas através da Central de Atendimento da Anvisa (0800-642-9782) e também na Secretaria de Saúde (3471-2006). Frisou que ambos os canais de denúncias são sigilosos, não é necessário identificar-se. 

Explicou que, após feita a denúncia, esta é encaminhada para a Secretaria de Saúde, que segue com os fiscais para análise e depois encaminha o relatório sobre a análise para a Anvisa, no caso da denúncia ter sido feita através da Anvisa. Irregularidades que envolvem a vigilância sanitária? Denuncie através do 0800-642-9782 ou 3471-2006. Contamos com a participação de todos.

 

Texto: ASCOM Câmara Municipal