Câmara concede medalha a Fernando Kallás e discute segurança nas escolas

Plenário faz homenagem a jornalista, debate proteção de estudantes e recebe veto parcial ao projeto de lei da Zona Azul

A Câmara de Santa Rita do Sapucaí aprovou e entregou, na reunião de terça-feira (11), sua maior honraria ao jornalista Fernando Kallás, ex-morador da cidade que faz carreira na Espanha. Ele foi o primeiro agraciado do ano com a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo Municipal Presidente Dr. Delfim Moreira, destinada, entre outros objetivos, a reconhecer personalidades que levam o nome do município “para todo o país e o mundo”. Proposta pelo vereador Marquinho Tatinha (PDT) no Projeto de Decreto Legislativo n.º 1/2023, a homenagem recebeu apoio unânime do plenário.

Fernando Cavalcanti Ribeiro Kallás nasceu em Curitiba, cresceu no Rio de Janeiro e passou parte de sua infância e juventude em Santa Rita, onde viveu por cerca de 10 anos. O jornalista hoje atua como correspondente internacional de esportes da Reuters, maior agência de notícias do mundo, sendo também comentarista do canal por assinatura SporTV e de outros veículos de comunicação. Já cobriu Copas do Mundo, Olimpíadas e finais da Champions League. Acompanhado de familiares, ele lembrou que o pai, Prof. Ely Kallás (1935-2016), chegou a ser vereador, de 1997 a 2000.

Zona Azul e segurança escolar

Na mesma sessão, foi lida a mensagem de veto parcial do prefeito Prof. Wander Wilson Chaves (União Brasil) ao Projeto de Lei n.º 48/2022, que cria o Sistema de Estacionamento Rotativo Pago (Zona Azul). Os dispositivos vetados haviam sido introduzidos por emendas de vereadores à proposição original, de iniciativa do Poder Executivo. O prefeito alega razões jurídicas e terá sua mensagem analisada, primeiramente, por uma comissão especial formada pelos vereadores Gato da Corrida (Cidadania), Uiles (PDT) e Toninho Costa (PSD). A comissão está incumbida de elaborar um parecer a ser submetido ao plenário, que poderá aceitar ou derrubar o veto.

Em outra fase da reunião, o presidente da Câmara, Reinaldo Galinho (Cidadania), anunciou um encontro organizado pela Casa para sexta-feira (14), a partir das 15h, no Paço Legislativo Antônio Procópio da Costa, a fim de debater segurança nas escolas públicas e privadas santa-ritenses. Foram convidados representantes do Executivo Municipal, de órgãos de defesa social e de instituições de ensino. Outros parlamentares também comentaram o tema, citando as recentes tragédias provocadas por ataques a escolas de São Paulo e Blumenau, um protesto planejado em Santa Rita, preocupação com fake news e causas da violência.

Tribuna e participação cidadã

A reunião ordinária de 11 de abril teve também participação cidadã na “Tribuna Popular”. Ideias para alteração do Projeto de Lei n.º 19/2023, do Poder Executivo, que regulamenta largura de estradas rurais e faixas de domínio, foram apresentadas pelo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Marcos Antônio Salvador de Barros, por representantes da CooperRita e do Bairro Fagundes. Já o engenheiro Giovanni Perrotta expôs sugestões e críticas à administração municipal em diversas áreas, principalmente planejamento e zeladoria urbanos.

A próxima sessão da Câmara acontece no dia 18 de abril, terça-feira, a partir das 19h30, no Plenário Vereador Márcio Faria. A população pode assistir à reunião presencialmente, no Paço Legislativo (Praça Expedicionário Maurício Adami, n.º 22, Bairro Eletrônica), ou ao vivo, por redes sociais da Casa (página no Facebook ou canal no YouTube).