Câmara celebra 50 anos do jornal ‘O Vale da Eletrônica’ e 15 da Guarda Municipal

Aniversários dos dois órgãos motivam entrega de moções de congratulações aprovadas pela unanimidade dos vereadores

Duas instituições que registram o cotidiano da comunidade santa-ritense e que acompanham o desenvolvimento da cidade foram homenageadas pela Câmara Municipal na reunião ordinária desta terça-feira (13). Na ocasião, o Poder Legislativo celebrou oficialmente o cinquentenário de fundação do jornal ‘O Vale da Eletrônica’ e os 15 anos de atividades da Guarda Civil Municipal (GCM).

O 50.º aniversário do jornal semanal, completado em maio, motivou a Moção de Congratulações n.º 8/2022, apresentada pela vereadora Prof.ª Fabiana Salgado (Avante) e aprovada pelos demais parlamentares em votação unânime. ‘O Vale da Eletrônica’ foi fundado como boletim estudantil com o nome ‘O Curiango dos Trópicos’, em 1972, pelo jornalista Rubens Francisco de Carvalho, que dirigiu o periódico por 40 anos, até falecer, em 2012. A empresa jornalística teve como segundo proprietário o sociólogo e ex-vereador Elias Kallás (Prof. Ely), substituído, por fim, pelo jornalista Evandro Carvalho da Silva, que ocupou a tribuna da Câmara para agradecer a homenagem.

A GCM, por sua vez, foi criada com a denominação de Guarda Municipal em setembro de 2006 pelo então prefeito Ronaldo de Azevedo Carvalho e teve sua trajetória relatada na Moção de Congratulações n.º 7/2022, de autoria de todos os vereadores. A placa alusiva ao reconhecimento da Câmara foi recebida pelo comandante da corporação e diretor de Segurança Pública e Fiscalização de Trânsito da Prefeitura, Marcos Roberto Ramos. Discursaram o comandante e outro componente da GCM, Fábio Costa Guimarães, dirigente do Sindicato dos Guardas Municipais de Minas Gerais (Sindguardas-MG), que expuseram conquistas históricas e desafios atuais da categoria.

Posse de vereador e nova rodoviária

Também na reunião de 13 de setembro, foi novamente empossado em sua cadeira na Câmara Municipal o vereador Dionísio (União Brasil), que havia se licenciado do cargo para atuar como diretor da Divisão de Agricultura da Prefeitura. Além disso, foram aprovados cinco projetos de lei ordinária, um projeto de decreto legislativo e, em primeira votação, o Projeto de Lei Complementar n.º 9/2022, do Poder Executivo, que altera a recente legislação municipal que disciplina a regularização de construções e edificações irregulares.

Os outros PLs de iniciativa do Executivo preveem a atualização do valor do prêmio financeiro pago mensalmente aos motoristas da Prefeitura (n.º 33/2022), a concessão de abono aos estagiários do Município (n.º 34/2022) e a abertura de crédito suplementar destinado às futuras obras do novo terminal rodoviário da cidade (n.º 35/2022).

O plenário aprovou, ainda, o Projeto de Lei n.º 38A/2022, que institui “Junho Vermelho”, mês dedicado ao incentivo à doação de sangue. A matéria é de autoria dos vereadores Carlos Henrique (PSDB), Gato da Corrida (Cidadania), Marquinho Tatinha (PDT), Toninho Costa (PSD), Duzinho (PDT), Messias (PSDB) e da então vereadora Cleusinha (União Brasil).

Por iniciativa do vereador Duzinho (PDT), autor do PL n.º 43A/2022, a Câmara corrigiu denominação dada a logradouro público pela Lei n.º 5.424/2021. Já o Projeto de Decreto Legislativo n.º 12/2022, apresentado pela vereadora Prof.ª Fabiana Salgado (Avante), concede a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo Municipal Presidente Delfim Moreira a Aparecida Gonçalves de Souza.

A próxima sessão da Câmara Municipal acontece no dia 20 de setembro, terça-feira, a partir das 19h30, no Plenário Vereador Márcio Faria. A população pode assistir à reunião presencialmente, no Paço Legislativo Antônio Procópio da Costa (Praça Expedicionário Maurício Adami, n.º 22, Bairro Eletrônica), respeitando as medidas de prevenção à covid-19, ou ao vivo, pela página da Câmara no Facebook ou pelo canal da Casa na plataforma YouTube.