Após pedido da Câmara, governo municipal anuncia auxílio a vítimas de chuvas

Em reunião com parlamentares, secretária de Desenvolvimento Social confirma aluguel social para famílias necessitadas

O presidente da Câmara de Santa Rita do Sapucaí, Reinaldo Galinho (Cidadania), a vereadora Prof.ª Fabiana Salgado (Avante) e o vereador Antônio Longuinho (PDT) se encontraram com a secretária municipal Maria Angélica Ferreira Fonseca (Desenvolvimento Social) e sua equipe técnica, nesta quinta-feira (19), para pedir análise da possibilidade de auxílio da Prefeitura – por meio de ações emergenciais ou benefícios eventuais – a famílias vítimas de chuvas nos últimos dias.

Durante a reunião, a secretária anunciou que, a partir de hoje (20), o Município vai garantir um benefício eventual para pagamento de aluguel social a essas famílias, desde que estejam em situação de vulnerabilidade e/ou risco. Vão ser três meses de aluguel social, prorrogáveis por igual período, no valor mensal de até um salário-mínimo e meio por família. Algumas famílias santa-ritenses estão desabrigadas por morarem em áreas de risco, conforme classificação e orientação da Defesa Civil.

Com a criação do aluguel social, a lista de benefícios eventuais oferecidos pela Prefeitura passa a ter quatro auxílios. Já vinham sendo disponibilizados o auxílio-natalidade, o auxílio-funeral e o auxílio-cesta básica. De acordo com a secretária Maria Angélica, atualmente 200 famílias recebem auxílio-cesta básica, número bastante inferior ao registrado no auge da pandemia da covid-19, de 1,8 mil grupos familiares beneficiados. Além disso, a Unidade de Produção de Alimentos Hidrossolúveis (Vaca Mecânica) distribui pão e leite para 210 famílias, novamente segundo a secretária.