Legislativo santa-ritense reconhece Jamile Rezeck e Conrado Prado

Imigrante libanesa passa a dar nome a rua do Novo Horizonte; profissional de educação física recebe moção de aplauso

Duas homenagens oficiais marcaram a mais recente reunião da Câmara Municipal de Santa Rita do Sapucaí, na terça-feira (14), lotando a sede da instituição, o Paço Legislativo Antônio Procópio da Costa. De modo unânime, o plenário da Casa prestou reconhecimento póstumo à imigrante libanesa Jamile Rezeck e aprovou voto de aplauso ao profissional de educação física Conrado Rissatti do Prado Lavarini.

Com a aprovação do Projeto de Lei n.º 42A/2023, de autoria do vereador Antônio Longuinho (PDT), o nome de Jamile Rezeck foi dado à atual Rua Ijuí, localizada no Bairro Novo Horizonte. Nascida em Ras Baalbek, no Líbano, em 1900, a homenageada imigrou para o Brasil no fim da década de 1920, tornando-se, com o tempo, uma das moradoras mais conhecidas da Rua Capitão Vicente Ribeiro do Vale (Rua do Queima), onde ela e o marido construíram a Capela de São Sebastião, cuidada até hoje por seus descendentes. Familiares de Dona Jamile compareceram à sessão da Câmara e agradeceram a demonstração de respeito à matriarca.

Já Conrado Prado, de 28 anos, recebeu a Moção de Congratulações n.º 20/2023, proposta pelos vereadores Uiles (PDT) e Gato da Corrida (Cidadania) “em reconhecimento à sua notável carreira e dedicação a ações sociais”. O profissional de educação física, que hoje trabalha na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), foi elogiado em diversos discursos de parlamentares, pais e mães de alunos. Nesses pronunciamentos, houve destaque à atuação de Conrado na natação, que tem contribuído especialmente para o desenvolvimento de crianças com deficiência ou condições como o transtorno do espectro autista (TEA).

Durante a reunião, a Tribuna Popular foi ocupada pelo administrador Rogério dos Santos Nora, que apresentou várias sugestões para o aprimoramento das atividades da Casa, defendendo inclusive a criação da Escola do Legislativo. A convite da Mesa Diretora, também discursou o presidente da Câmara de Cachoeira de Minas, Rui Barbosa Vilas Boas (PTB), para compartilhar a experiência do município vizinho na adoção do chamado Orçamento impositivo. A autoridade cachoeirense estava acompanhada de seus colegas Ivanildo Teixeira (Solidariedade), José Anderson da Costa (União) e Júlio César Pereira (PP).

A próxima sessão ordinária da Câmara acontece em 21 de novembro, terça-feira, a partir das 19h30, no Plenário Vereador Márcio Faria. A população pode acompanhar os trabalhos presencialmente, no Paço Legislativo (Praça Expedicionário Maurício Adami, n.º 22, Bairro Eletrônica), ou ao vivo, por redes sociais da Casa (página no Facebook ou canal no YouTube).