Cultura abre ciclo de audiências públicas com secretários na Câmara

Convocado pela Casa, Janilton Prado responde dúvidas de vereadores e cidadãos sobre organização da Festa de Santa Rita

A Câmara de Santa Rita do Sapucaí iniciou nesta quarta-feira (3) um ciclo de audiências públicas que traz ao Poder Legislativo secretários municipais convocados a prestarem esclarecimentos em relação às áreas sob sua gestão. O primeiro auxiliar do prefeito Prof. Wander Wilson Chaves (União) a comparecer foi Janilton Prado (Rede), titular da pasta de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. A próxima secretária convocada é Maria Angélica Ferreira Fonseca (União), de Desenvolvimento Social.

Janilton Prado respondeu dúvidas e comentou sugestões de parlamentares e cidadãos. A sociedade civil pôde participar de forma presencial, com inscrição prévia para ocupar a Tribuna Popular, e por mensagens enviadas ao WhatsApp da Câmara, com identificação dos autores. Os debatedores precisaram respeitar limites de tempo predefinidos para exposição inicial, manifestações, respostas, réplicas e tréplicas.

O secretário disse considerar Santa Rita “a capital sul-mineira da cultura”, repetindo expressão utilizada pelo prefeito durante conferência municipal do setor, em novembro de 2023. Janilton declarou também que o orçamento da secretaria para 2024, de R$ 6,7 milhões, é “muito pequeno” em razão do “volume dos projetos” desenvolvidos ou planejados pelo órgão. Com os cortes orçamentários promovidos para pagar precatórios do Município a partir deste ano, a pasta perdeu R$ 497 mil dos R$ 7,2 milhões originais.

Foram citados pelo secretário, entre outros investimentos da Prefeitura, as obras de revitalização do Teatro Municipal Monsenhor José Carneiro Pinto (antigo Cine Teatro), de aproximadamente R$ 1,5 milhão. Ele destacou, ainda, a relevância econômica da área cultural. “O dinheiro está sendo investido. O investimento traz retorno para a nossa sociedade. Trabalhar com a cultura é pensar no futuro”, disse.

A organização da Festa de Santa Rita também foi tema de questionamentos a Janilton. Ele explicou que, na edição deste ano, o Parque de Eventos do Município tem 185 espaços públicos disponíveis para barracas, com valores cobrados dos comerciantes conforme localização e ramo de atividade. Segundo o secretário, quase 200 mil pessoas passaram pelo “Campão” ao longo da festa de 2023.

Participaram da audiência pública o presidente Duzinho (PRD) e outros nove vereadores: Antônio Longuinho (PDT), Dionísio (União), Dito Veículos (PL), Gato da Corrida (União), Messias (PSDB), Pastor Flávio (União), Prof.ª Fabiana Salgado (União), Toninho Costa (PSD) e Uiles (PDT).

A próxima sessão da Câmara acontece no dia 9 de abril, terça-feira, a partir das 19h30, no Plenário Vereador Márcio Faria. A população pode assistir aos trabalhos presencialmente, no Paço Legislativo Antônio Procópio da Costa (Praça Expedicionário Maurício Adami, n.º 22, Bairro Eletrônica), ou ao vivo, por redes sociais da Casa (página no Facebook ou canal no YouTube).