Com participação cidadã, Câmara Municipal discute rodeios e trânsito

Necessidade de implantação da Zona Azul e projeto que regulamenta “festas de peão” motivam uso da “Tribuna Popular”

Críticas à organização do trânsito na área urbana e opiniões sobre a possibilidade de realização de rodeios no município dominaram os debates durante a mais recente reunião da Câmara de Santa Rita do Sapucaí, na última terça-feira (5). Esses temas foram abordados por cidadãos que participaram da sessão ocupando a “Tribuna Popular” da Casa.

O primeiro orador da noite foi o advogado Dr. Jonas dos Santos Chagas, que comentou o conteúdo do Projeto de Lei n.º 33A/2023, recebido pelo plenário na mesma reunião. De autoria do vereador Dito Veículos (Republicanos), a matéria regulamenta rodeios e provas equestres, e agora aguarda parecer da Comissão de Finanças, Justiça e Legislação. O advogado analisou aspectos legais e burocráticos da proposta, na qual não percebe “nenhuma aberração jurídica” nem inovação legislativa em relação a normas federais e de outros municípios.

Já o produtor rural Raimundo César Ribeiro falou a respeito do trânsito na cidade. Ele defendeu agilidade na adoção do Sistema de Estacionamento Rotativo Pago (Zona Azul), instituído em março pela Lei Municipal n.º 5.561/2023. Por outro lado, Raimundo criticou a atuação da Guarda Municipal na aplicação de multas por infrações de trânsito. O presidente da Câmara, Reinaldo Galinho (Cidadania), designou a Comissão de Viação e Obras Públicas para encaminhar as reclamações e sugestões do cidadão ao Poder Executivo.

Além de discutir os assuntos tratados na “Tribuna Popular”, os parlamentares aprovaram duas indicações: n.º 69/2023, do vereador Duzinho (PDT), para volta de vagas de estacionamento destinadas a pessoas idosas ou com deficiência nas vias públicas do entorno do Paço Municipal; e n.º 70/2023, do vereador Carlos Henrique (PSDB), que reitera pedido de construção de calçada do lado direito da Rua Otília Vilela, localizada no Bairro São Benedito.

A próxima reunião da Câmara acontece no dia 12 de setembro, terça-feira, a partir das 19h30, no Plenário Vereador Márcio Faria. A população pode assistir à sessão presencialmente, no Paço Legislativo Antônio Procópio da Costa (Praça Expedicionário Maurício Adami, n.º 22, Bairro Eletrônica), ou ao vivo, por redes sociais da Casa (página no Facebook ou canal no YouTube).