Câmara prestigia inauguração do novo Fórum e homenageia desembargadores

Legislativo e Executivo municipais lançam pedra fundamental de centro administrativo em solenidade do Poder Judiciário

Representada por 10 vereadores na inauguração do novo prédio do Fórum Dr. Arlette Telles Pereira, na última quarta-feira (20), a Câmara Municipal entregou, durante a solenidade, títulos de cidadania honorária santa-ritense aos desembargadores Dr. José Arthur de Carvalho Pereira Filho, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), e Dr. Geraldo Augusto de Almeida, ex-juiz da comarca.

As homenagens aos magistrados, propostas pelos 13 parlamentares de Santa Rita do Sapucaí, haviam sido aprovadas pelo plenário em junho. Além do presidente da Casa, Reinaldo Galinho (Cidadania), participaram da cerimônia os também vereadores Antônio Longuinho (PDT), Dionísio (União), Dito Veículos (Republicanos), Duzinho (PDT), Gato da Corrida (Cidadania), Marquinho Tatinha (PDT), Messias (PSDB), Pastor Flávio (União) e Toninho Costa (PSD).

Na mesma ocasião, os poderes Executivo e Legislativo do Município lançaram a pedra fundamental do futuro Centro Administrativo Desembargador José Arthur de Carvalho Pereira, nome do pai do presidente do TJMG, definido por lei municipal em 2020. O espaço, localizado ao lado do novo Fórum, no Bairro Colina das Palmeiras, foi escolhido para sede unificada da administração pública local com os objetivos de “integrar os órgãos de decisão do governo [do Município] e promover a transversalidade [...], reunindo os serviços essenciais em um só lugar”.

Ao discursar, o presidente Reinaldo Galinho salientou que o novo Fórum “não é apenas um edifício, é uma garantia de acesso à Justiça para todos os cidadãos, independentemente de sua origem ou condição”. O chefe do Legislativo classificou a entrega dos títulos de cidadãos santa-ritenses aos membros do TJMG como “pequena forma de agradecer por todo o trabalho árduo que dedicaram à nossa cidade e à causa da justiça”. Em seus pronunciamentos, Dr. José Arthur Filho e Dr. Geraldo Almeida manifestaram gratidão à Câmara pela homenagem.

A solenidade reuniu centenas de advogados, servidores do Judiciário, diversas autoridades e lideranças de Minas Gerais, entre as quais desembargadores, juízes de Direito, promotores de Justiça, o prefeito Prof. Wander Wilson Chaves (União), o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dr. Francisco Rezek e o ex-deputado Bilac Pinto (União). Também estiveram presentes descendentes do advogado, professor e ex-prefeito Dr. Arlette Telles Pereira, patrono do Fórum e avô paterno do atual presidente do Tribunal de Justiça.