Câmara inaugura galeria de vereadoras e saúda ‘Amigos de Santa Rita’

Casa cria espaço para “resgatar história das mulheres parlamentares do município e seu papel transformador na sociedade”

A bancada feminina na Câmara Municipal e a Sociedade dos Amigos de Santa Rita do Sapucaí receberam homenagens do Legislativo do Vale da Eletrônica na última reunião ordinária de outubro, ocorrida nesta terça-feira (24). Em reconhecimento a esses dois grupos de ativistas que marcaram as últimas décadas da história local, a casa legislativa inaugurou sua Galeria Lilás (espaço dedicado às vereadoras santa-ritenses de todos os tempos) e celebrou o 60.º aniversário da SASRS com aprovação e entrega da Moção de Congratulações n.º 16/2023.

Criada pela Resolução n.º 3/2023, a Galeria Lilás tem como objetivo “resgatar a história das mulheres parlamentares deste município e seu papel transformador na sociedade”. Sugerido originalmente em 2022 pela vereadora Prof.ª Fabiana Salgado (Avante), hoje secretária da Mesa Diretora e única representante feminina, o memorial voltou a ser proposto neste ano por ela, pelo presidente Reinaldo Galinho (Cidadania) e pelo vice-presidente Duzinho (PDT). O espaço reúne as fotos oficiais das sete mulheres que já chegaram à Câmara em seus 131 anos.

Participaram da cerimônia quatro antigas vereadoras: Marlene Maria Dias Carneiro (1989/1992 e 1997/2008), Rita Helena Ribeiro Pereira de Souza (2001/2004), Vanderléa Paulino (2013/2016) e Cibele Maria da Silva (2013/2020). As ex-parlamentares Maria Aparecida de Paula (2017/2020) e Maria Cleusa da Silva (2022) não puderam comparecer. Assim como os demais vereadores atuais, Prof.ª Fabiana Salgado elogiou a atuação da bancada feminina, anunciando a realização, pela Câmara, do simpósio “Lugar de Mulher é na Política”, em 29 de novembro.

Em seguida, foi lida, votada e entregue a moção em homenagem à Sociedade dos Amigos, que completou 60 anos de fundação no dia 16 de outubro. O autor da iniciativa, vereador Marquinho Tatinha (PDT), e o presidente da SASRS, Osmar Aleixo Rodrigues Filho, comentaram contribuições da entidade para o desenvolvimento da cidade, especialmente no protagonismo do movimento pela criação do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel).

Também fez parte da pauta a audiência pública para prestação de contas relativas ao segundo quadrimestre deste ano, com a presença do secretário de Administração, Recursos Humanos e Finanças, Luiz Antônio Magalhães. Na etapa final da sessão, o plenário aprovou três matérias: o Projeto de Lei n.º 56/2023, do Poder Executivo, que dá novo prazo para construção da sede da empresa O Rei das Canecas em área doada pelo Município; o Projeto de Lei n.º 38A/2023, dos 13 vereadores, que corrige nomes de ruas; e a Indicação n.º 85/2023, do vereador Messias (PSDB), para instalação de creche no prédio da Escola Municipal Valéria Junqueira Paduan.

A próxima reunião ordinária da Câmara acontece em 7 de novembro, terça-feira, a partir das 19h30, no Plenário Vereador Márcio Faria. A população pode acompanhar os trabalhos presencialmente, no Paço Legislativo Antônio Procópio da Costa (Praça Expedicionário Maurício Adami, n.º 22, Bairro Eletrônica), ou ao vivo, por redes sociais da Casa (página no Facebook ou canal no YouTube).