Câmara homenageia Ândrea Falsarella, Pedro Martins e Nazaré de Martha

Vereadores aprovam mudança na regulamentação do transporte por aplicativo e reestruturação do Conselho Antidrogas

Três homenagens fizeram parte da pauta da mais recente reunião da Câmara Municipal de Santa Rita do Sapucaí, ocorrida na terça-feira (15). Receberam moções de congratulações do plenário a bailarina e professora Ândrea Falsarella, proprietária da academia de dança que carrega seu nome, e o empresário e ex-vereador Pedro Martins, fundador da Madeireira Sertaneja. O terceiro reconhecimento prestado pelo Legislativo foi póstumo, à dona de casa Maria Nazaré de Martha (1933-2018), denominação aprovado para praça a ser construída.

A Academia de Dança Ândrea Falsarella, que completa 30 anos neste mês, recebeu a Moção n.º 11/2023 por sua contribuição à arte, cultura e inclusão social no município. A homenagem teve como autores os vereadores Antônio Longuinho (PDT), Toninho Costa (PSD) e Uiles (PDT). Artista e empreendedora, Ândrea Pedroni Falsarella comentou desafios e conquistas das três décadas da escola de balé, agradecendo o gesto da Câmara. Ela compareceu ao momento solene acompanhada de familiares, colaboradores, alunas e parceiros.

A Moção n.º 10/2023, por sua vez, foi entregue a Pedro Martins dos Santos pelo sucesso empresarial da família, iniciado com a criação da Madeireira Sertaneja, em 1980. Um dos mais antigos moradores e comerciantes do Bairro Maristela, Pedro tem 88 anos, exerceu as atividades de balconista, taxista e caminhoneiro, chegando a ocupar uma cadeira na Câmara, em 1996. Na companhia de esposa, filhos, netos e amigos, o patriarca foi homenageado por iniciativa do vereador Marquinho Tatinha (PDT), autor da moção de congratulações.

Já Maria Nazaré de Martha foi lembrada no Projeto de Lei n.º 29A/2023, dos vereadores Reinaldo Galinho (Cidadania), Gato da Corrida (Cidadania) e Antônio Longuinho (PDT). A matéria dá o nome dela à futura praça do Loteamento Vianna. Nazaré e o marido, José Antônio de Martha (Zé Júlio), tiveram 15 filhos, entre os quais os ex-vereadores Ricardo Antônio de Martha e Renato Antônio de Martha (Castelo) e o secretário municipal de Obras, Robledo Antônio de Martha – os dois últimos fizeram agradecimentos, falando pela família.

Obras e PLs do Executivo

Assim como as três homenagens, foram aprovados por unanimidade, na sessão de 15 de agosto, seis projetos de lei de autoria do Poder Executivo, duas indicações e um requerimento. Uma dessas proposições, o Projeto de Lei Complementar n.º 7/2023, passou pela primeira de duas votações e tem como finalidade prorrogar, por um ano, o prazo para regularização de construções e edificações em desacordo com a legislação municipal. Os demais PLs receberam aprovação em turno único.

O Projeto de Lei n.º 42/2023 altera a Lei n.º 5.422/2021, que regulamenta o transporte de passageiros por aplicativo no município. Outra reorganização, do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad), está prevista no PL n.º 44/2023. Os PLs n.º 46/2023 e n.º 47/2023 autorizam a participação da Prefeitura na Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Sapucaí (Amasp) e no Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Microrregião do Alto Sapucaí (Cimasp). Por fim, o PL n.º 48/2023 abre crédito especial no Orçamento Municipal deste ano para recebimento de recursos da Lei Paulo Gustavo, ação cultural do Governo Federal.

As demais proposituras, todas de iniciativa parlamentar, referem-se a obras públicas. No Requerimento n.º 30/2023, o vereador Duzinho (PDT) pede informações ao Executivo a respeito das obras de infraestrutura necessárias no Loteamento São José. O vereador Dionísio (União), por sua vez, apresentou a Indicação n.º 58/2023 para sugerir destinação de parte do Orçamento Anual do Município para obras de infraestrutura rural. Outra sugestão aprovada é a realização urgente de mutirão para manutenção da pavimentação das vias públicas, proposta pelo vereador Marquinho Tatinha (PDT) na Indicação n.º 59/2023.

A próxima reunião da Câmara acontece no dia 22 de agosto, terça-feira, a partir das 19h30, no Plenário Vereador Márcio Faria. A população pode assistir à sessão presencialmente, no Paço Legislativo Antônio Procópio da Costa (Praça Expedicionário Maurício Adami, n.º 22, Bairro Eletrônica), ou ao vivo, por redes sociais da Casa (página no Facebook ou canal no YouTube).