Resumo da Reunião Ordinária do dia 14 de agosto

Confira um resumo das tramitações ocorridas na 22ª Reunião Ordinária da Câmara

INFORMATIVO DO LEGISLATIVO

RESUMO da Ata nº 1881 (Reunião em 14/08/17)

* DISCUSSÃO E VOTAÇÃO da Ata nº 1880 de 07/08/2017

* LEITURA E DESPACHO DO EXPEDIENTE:

- Portaria nº 42/2017, que justificou a ausência de vereador, com o seguinte teor: “...O Presidente da Câmara Municipal de Santa Rita do Sapucaí, no uso de suas atribuições legais, resolve: Art. 1º. Fica nomeado o Vereador Giácomo Henrique Costanti como representante da Câmara Municipal de Santa Rita do Sapucaí/MG no evento dos Correios “Logística Inteligente Negócios Criativos”, a ser realizado no dia 14 de agosto de 2017, das 19 às 21 horas, na Câmara Municipal de Pouso Alegre/MG. Art. 2º. Revogam-se as disposições em contrário. Art. 3º. Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação. Santa Rita do Sapucaí, 9 de agosto de 2017. Alexandre Márcio da Silva - Presidente da Câmara Municipal de Santa Rita do Sapucaí.”

* INDICAÇÕES:

Após a apresentação das justificativas, a Câmara tramitou as seguintes indicações: 

- Indicação n° 118/2017 de autoria de vereador, indicou  refazer o asfaltamento das ruas do Bairro Pedreira e concluir o asfaltamento da Rua das Hortênsias, no Bairro Recanto das Margaridas.

- Indicação n° 119/2017 de autoria de vereadores e vereadoras, indicou a renovação da frota de veículos da secretaria municipal de saúde, para trazermos mais conforto, agilidade e segurança para os nossos pacientes e funcionários municipais.

- Indicação n° 121/2017 de autoria de vereador, indicou promover um campeonato de futsal (futebol de salão) em todas as categorias, inclusive aberto aos trabalhadores das empresas do município, a ser disputado no ginásio municipal dr. alcides rennó mendes ("alcidão"), no centro da cidade e no ginásio jacques bressler, ("nova cidade'), a exemplo do que já foi realizado (jovale, olimpíadas operárias, jogos industriais, taça alterosa e taça eptv). 

- Indicação n° 122/2017 de autoria de vereadores, indicou a retirada do semáforo que se encontra desativado na av. frederico de paula cunha e colocá-lo no cruzamento das ruas cel joaquim inácio com a rua cel francisco palma.

- Indicação n° 123/2017 de autoria de vereador, indicou a colocação urgente de faixa elevada de pedestres: a) na av. embaixador bilac pinto, nas proximidades das empresas dl eletrônicos-ltda e teletronix; b) na rua olinto folchito, em frente ao centro empresarial 

- Indicação n° 124/2017 de autoria de vereador, indicou a colocação urgente de faixas elevadas de pedestres na rua das rosas, no bairro recanto das margaridas.

- Indicação n° 125/2017 de autoria de vereador, indicou a colocação urgente de faixas elevadas de pedestres ou redutores de velocidade nos pontos de maior fluxo de pedestres em toda a extensão da av. antônio de cássia e rua loreto garcia (principalmente em frente à fai).

- Indicação n° 126/2017 de autoria de vereadora, indicou refazer a rotatória localizada na av. embaixador bilac pinto, (em frente ao supermercado 'preço menor'), dentro das determinações do código de trânsito brasileiro.

Postas em discussão e votação, as indicações foram APROVADAS e estão disponíveis para consulta AQUI no site da câmara.

* REQUERIMENTO:

Após a apresentação das justificativas, a Câmara votou o seguinte requerimento: 

- Requerimento n° 9/2017 de autoria de vereador, solicitou as seguintes informações ao prefeito municipal: já foi declarada a caducidade da concessão do serviço público de transporte coletivo urbano? se até a presente data a prefeitura ainda não declarou a caducidade da concessão, fará dentro do prazo legal que se encerrará no dia 01/09/2017 (seis meses antes do fim do contrato)?

Posto em discussão e votação, o requerimento foi APROVADO e encaminhado ao prefeito, que deve enviar sua resposta em breve, para à Câmara. Disponível para consulta AQUI no site da câmara. 

* RECEBIMENTO DE PROJETOS:

- Projeto de Lei nº 28A/2017 de 11/8/2017 de autoria de vereador, que dispõe sobre o pagamento dos honorários de sucumbência aos procuradores e advogados do município e fixa critérios para o rateio dos valores.

- Projeto de Lei nº 29A/2017 de 8/8/2017 de autoria de vereador, que dá denominação a logradouro público da cidade.

- Projeto de Lei nº 32/2017 de 7/8/2017 de autoria do prefeito municipal, que dispõe sobre alterações na Lei Complementar Municipal nº036/2000, que institui o Código Tributário do Município.

- Projeto de Lei nº 33/2017 de 7/8/2017 de autoria do prefeito municipal, que institui o programa de recuperação de crédito fiscal de tributos municipais.

-  Projeto de Lei nº 34/2017 de 10/8/2017 de autoria do prefeito municipal, que autoriza a abertura de Crédito Suplementar no orçamento - R$44.000 para o conselho municipal de esportes, patrocinar projetos esportivos a pessoa física. 

- Projeto de Lei nº 35/2017 de 10/8/2017 de autoria do prefeito municipal, que altera a lei 4984/2017 (autoriza a concessão de subvenções, auxílios e contribuições) e a lei 4720/2013, incluindo a contribuição de R$44.000,00 para o fundo municipal de turismo.

Postos em discussão e votação, os projetos de lei foram RECEBIDOS e estão disponíveis AQUI no site da câmara. 

* VOTAÇÃO DE PROJETOS:

- Projeto de Lei nº 26A/2017 de 04/8/2017 de autoria de vereador, que dá denominação à Rua 7, localizada no Loteamento Residencial Bela Vista, passando a mesma a denominar-se Rua Catarina Teles do Couto. Posto em discussão e votação, o projeto de lei foi APROVADO e está disponível AQUI no site da câmara. 

- Leitura da Emenda ao Projeto de Lei nº 27A/2017, que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de equipamentos de segurança pelos estabelecimentos bancários e instituições financeiras, em suas agências com caixas ou terminais eletrônicos de autoatendimento. Proposta por vereador, a Emenda possui o seguinte teor: “EMENDA AO PROJETO DE LEI N° 27A/2017, DE 4 DE AGOSTO DE 2017. Art. 1°. Fica suprimido o art. 2° do Projeto de Lei n° 27A/2017, de 4 de agosto de 2017. Santa Rita do Sapucaí, 11 de agosto de 2017. João Paulo Sampaio – Vereador. EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS. Senhoras e senhores vereadores, Apresento esta emenda para suprimir o art. 2° do Projeto de Lei n° 27A/2017, de 4 de agosto 2017, que tem a seguinte redação: "Art. 2°. Os estabelecimentos bancários e instituições financeiras que mantêm agências com caixas ou terminais eletrônicos de autoatendimento serão obrigados a instalar películas fumês ou adesivos perfurados em portas e paredes de vidro voltadas para a via pública, estacionamento ou outro local, com a finalidade de impedir a visualização externa do movimento de pessoas no interior da agência". Embora essa proposta tenha a finalidade de trazer maior segurança aos usuários dos caixas e terminais eletrônicos das agências bancárias, entendo que terá efeito contrário, pois, vedando-se a visibilidade daqueles locais, os assaltantes terão maior liberdade para agirem, sem a interferência de pessoas que, porventura, estando na área externa, possam acionar a segurança ou a polícia. Por isso, peço a compreensão de meus pares para a aprovação deste emenda supressiva. Santa Rita do Sapucaí, 11 de agosto de 2017. João Paulo Sampaio – Vereador.” Após a leitura, o senhor presidente da Câmara, encaminhou Emenda ao Projeto de Lei nº 27A/2017 para a Comissão de Finanças, Justiça e Legislação, para análise e emissão do respectivo parecer. Neste momento, o vereador e autor do Projeto de Lei nº 27A/2017 comunicou à todos que estaria solicitando a retirada do mencionado projeto de lei, para fazer uma nova avaliação e posteriormente apresentar um novo Projeto de Lei sobre o assunto.

* COMUNICADO PRESIDENTE:

“Gostaria de comunicar a todos que a funcionária da Câmara Municipal, Fernanda Carvalho Longuinho da Cunha, Assessora de Imprensa, está à disposição de todos os vereadores e vereadoras para dar o suporte necessário nas reuniões semanais das comissões permanentes da Câmara Municipal. Volto a reafirmar a necessidade do comparecimento de todos os membros das comissões às reuniões dos dias e horários pré-estabelecidos, tendo-se em vista a responsabilidade de cada vereador e vereadora pelo cumprimento do que ficou estabelecido em Termo de Ajustamento de Conduta celebrado com o Ministério Público.”

* PALAVRA FRANCA:

Após o encerramento da pauta regimental, o presidente franqueou a palavra aos senhores vereadores. O áudio em sua íntegra estará disponível AQUI, em cumprimento à Portaria nº 35/2013.

 
ASCOM Câmara Municipal