Município recebe Plano de Manejo

Estudo foi realizado em parceria com o SINDVEL e FIEMG.

Na manhã desta sexta-feira (27/09/2013) a Câmara Municipal representada pelos Vereadores Rogério Baldoni e Vagner ‘Gamarra’, juntamente com o Prefeito Municipal, o Secretário do Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais Adriano Chaves e outras autoridades, estiveram presentes na apresentação do Plano de Manejo de Santa Rita do Sapucaí que aconteceu na Incubadora Municipal.

O Plano de Manejo foi um estudo realizado na Reserva Biológica do Município, área está que fica próxima a divisa de Santa Rita e São Sebastião da Bela Vista, que é dividida em: Reserva Biológica da Serra de Santa Rita Mitzi Brandão que possui aproximadamente trezentos hectares e dentro dela o Parque Ecológico Municipal Dr. Cyro de Luna Dias que possui uma área de aproximadamente dez hectares. A Prefeitura Municipal, a FIEMG e o SINDVEL viabilizaram este estudo de toda fauna, flora, solo, geologia e hidrografia ao Município, que durou cerca de três anos. 

O Plano de Manejo define a nova zona de proteção e conservação da mata, e também mostra o potencial turístico na reserva, com a possibilidade de implantar uma área para visitação pública para e educação ambiental, recreação e ecoturismo. 

O Prefeito Municipal recebeu das mãos do Secretário de Meio Ambiente o Plano de Manejo completo e em seu discurso comprometeu-se em colocar em prática as ações sugeridas no estudo e que no orçamento de 2014 irá disponibilizar uma verba para área ambiental.

manejo1    manejo2

manejo3    manejo4

ASCOM Câmara Municipal